sábado, 11 de julho de 2009

Parabéns Calvino!


Ontem foi dia 10 de julho. Dia em que se comemorou os 500 anos do nascimento de João Calvino. Durante todo esse tempo (infelizmente), Calvino foi esquecido sendo lembrado por uns poucos grupos reformados que se mantiveram fieis à reforma do séc. XVI.


Durante esse tempo ele foi acusado de ser o autor do capitalismo selvagem em que vivemos. Foi acusado também de engessar o Espirito Santo e ainda de ser o "criador" de um Deus déspota e tirano.


O que poucos sabem no entanto é que Calvino foi um homem sensivel aos problemas humanos. Um homem dependente do Espirito Santo. Um homem à frente de seu tempo e com uma visão de mundo cristã que excedia os limites impostos pelas paredes dos templos.


Calvino trouxe a Igreja de volta pro lugar certo - para o mundo. Para ele a santidade cristã é "mundana". O crente não foi criado para ser um exteriótipo extraterrestre. Para Calvino não existe apenas vocação ministerial. Do gari ao médico todos são dotados por Deus para exercer suas funções e glorificá-lo através delas.


Calvino ensina que tudo é de Deus. Até o "diabo é o diabo de Deus" - ele diz. Tudo serve ao propósito soberano de um Deus santo que, apesar de seu controle absoluto, não priva o homem de sua liberade.


Como Calvino faz falta em nossos dias! Se ele pudesse ver o que a igreja se tornou com certeza levantaria sua voz novamente para protestar contra suas atitudes. Até mesmo os "Calvinistas" mudaram o que ele fez. Muitas das igrejas chamadas tradicionais se enclausularam e criaram verdadeiros mosteiros onde o que impera é a hipocrisia. Igrejas cheias de crentes e vazias de cristãos. Gente que se amolda aos costumes e ao conceito de "santidade" errôneo que se tem. Pessoas que batem seu ponto aos domingos nas igrejas e na segunda-feira sonegam impostos, adulteram, mentem, matam seu proximo (no sentido de Mt6).


O que consola é que Deus em sua soberania tem guardado um remanescente fiel. Gente que não tem se conformado a este modelo consumista de cristianismo. Calvino tem sido resgatado em muitos lugares. Até mesmo aqueles que os "tradicionais" consideram "inimigos" do Calvinismo tem se rendido à sua cosmovisão.


Que reformado um dia imaginou ver um pentecostal legítimo falando em exegese? Hoje temos presbiterianos, batistas, congregacionais, metodistas e pentecostais calvinistas. Acho que esse era o ideal de Calvino. Ver a verdadeira visão biblica cristã difundida entre as mais variadas formas de pensamento. Não estou aqui de modo algum fazendo alusão ao ecumenismo moderno, mas ao ecumenismo biblico que une os crentes fiéis em torno da unica e infalivel regra de fé e pratica - A Biblia. E esta interpretada da maneira mais coerente possivel, através de uma boa exegese e da boa hermeneutica gramatico-historica.


Não estou idolatrando o homem Calvino, mas apenas reconhecendo o importante papel do crente Calvino na vida da igreja cristã desde suas obras até aos dias de hoje e, creio eu, por muitas gerações ainda.


Mesmo sabendo da impossibilidade de nosso encontro neste presente tempo, quero deixar minhas congratulações:


Parabéns João Calvino! :)


Marcelo Batista Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line