sábado, 23 de maio de 2009
O Papel da Mulher na Família da Aliança
O movimento feminista, até certo ponto, trouxe às mulheres o espaço que merecem dentro da sociedade. No entanto o movimento extrapolou os limites. Colocou a mulher acima de seu papel e isso tem trago drásticas conseqüências à família.
Assim como o homem, a mulher tem um papel muito importante no Reino de Deus. Ao contrário do que pensam as feministas, e até mesmo os machistas, a mulher não está abaixo do homem como pessoa, mas em função e essa função não rebaixa a mulher, ao contrário a valoriza e muito. Vamos ver algumas verdades que as Escrituras nos revelam e esclarecem a esse respeito. Vejamos Gn 2. 18-24:
1. A mulher é uma pessoa tanto quanto o homem (v.21,22). Ela foi criada da mesma essência do homem. Ela possui em si a mesma proporção da imagem de Deus que há no homem. Ela é um ser independente e consequentemente responsável por si mesma diante de Deus.
2. A mulher recebeu a mesma responsabilidade do homem. Assim como Adão, Eva também foi incumbida do cultivo do jardim. Deus a colocou juntamente com seu marido para subgerenciar a criação. Ela recebeu o mesmo mandato cultural e social – “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a” (Gn 1:28).
3. A mulher possui uma função peculiar dentro dessa responsabilidade maior (v.18). Ela foi criada para desempenhar seu papel como auxiliadora. Ela deve auxiliar seu marido em suas funções. Ela o completa em sua humanidade. Ela não deve gerenciá-lo nem tampouco ser sua escrava. Ela foi criada para estar ao seu lado. Ser sua companheira. Sua ajudadora assim como Deus o é de seu povo.
4. A mulher é privilegiada pelo dom da maternidade. No Slm 139.13 vemos como Deus trabalha de um modo especial no corpo da mulher de modo a trazer outro ser à vida. A maternidade é um milagre em que Deus usa suas próprias mãos. É uma obra de arte de Deus. Um artesanato de suas mãos no ventre da mulher. Que coisa maravilhosa!
5. A mulher depende de seu esposo (v.24). Somente seu marido pode dar-lhe a oportunidade de desfrutar deste maravilhoso dom de Deus – a gestação. Sem “seu homem” a mulher jamais pode trazer ao colo uma criança.
O maior problema para as feministas está no termo “submissão”. Ao dizer que a mulher deve ser submissa ao seu esposo (Ef 5.22), Deus não está afirmando que ela é inferior a ele. Deus está dizendo que sua missão está debaixo da missão do homem em gênero e não em grau.
O Dr. Van Gronnigen assim resume o papel da mulher na família: “Que importante papel Deus dá à mulher! Ela se coloca ao lado do seu marido como auxiliadora assim como Deus se coloca ao lado de seu povo. Ela se torna a grande portadora do fruto e seu marido é chamado a se colocar ao seu lado, para apoiá-la e reivindicar juntamente com ela a benção de se tornarem pais”(1).
Marcelo Batista Dias
(1)G. Van Gronnigen, A família da Aliança. Cultura Cristã: São Paulo, 2002. pg 90.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário