sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eu? Servo?


   Falar de serviço em nossos dias é algo muito difícil. O materialismo, fomentado em parte pelo desenvolvimento econômico que temos desfrutado em nossa nação, nos levou a um contexto onde o termo ‘serviço’ ganhou a conotação de atividade remunerada. Algo que se faz em troca de uma recompensa, seja financeira ou não.
      Servir é algo que não gostamos muito de fazer. Preferimos ser servidos. Servimos-nos de coisas das mais diversas para facilitar nossa vida ao máximo. Pior mesmo é quando passamos a nos servir de pessoas. Alguém disse certa vez que antigamente amávamos as pessoas e usávamos as coisas, mas hoje nos tornamos tão mesquinhos ao ponto de amar as coisas e usar as pessoas.
     Isso devia nos causar vergonha! Sabe por quê? Porque quando olhamos para o Novo Testamento nos deparamos com a realidade de que Deus deixou sua glória na pessoa de Seu Filho Jesus e se tornou um servo. E ‘servo’ significa escravo, alguém que não tem vontade própria, que se anula em função daquele que é seu senhor, ou o alvo de seu serviço.
    Assim Deus dá um “tapa de luva” nessa geração auto-suficiente que, cheia de si mesma, vive um cristianismo sanguessuga: me dá, me dá, me dá! Deus nos confronta quando traz à nossa visão a imagem do Cristo crucificado, derramando seu sangue em favor dos mais vis pecadores: eu e você.
Sim, eu e você fomos chamados a ser servos. Fomos chamados a eliminar nosso senso de auto-satisfação e viver em função de satisfazer Àquele que por nós morreu e ressuscitou (2Co 5.15). Fomos vocacionados por Deus para glorificá-lo em serviço de amor a Ele e ao seu povo.

     Nas Palavras de Paulo: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”. Filipenses 2:5-8 (Nova Versão Internacional)
     Que Deus tenha misericórdia de nós!
     
Marcelo Batista Dias 

Nenhum comentário:

Bíblia On Line