quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Papel do Homem na Familia da Aliança


Já vimos que a família tem um papel muito importante no plano de Deus. No entanto cada membro a família possui um papel bem definido dentro dessa estrutura criada por Deus. Deus criou homem e mulher, e segundo o texto original, Ele os criou macho e fêmea. O Rev. Manassés Villaça afirma que “o que o texto hebraico quer destacar é a singularidade bíblica da família. Não se trata simplesmente de papéis desempenhados por cada um, trata-se da essência de cada um, os papéis são decorrentes”(1).

O papel do homem na família segundo as Escrituras é exercer liderança. Esta liderança deve ser demonstrada pelo homem de forma decisiva em 4 atitudes apontadas pelo Dr. Van Groningen(2):

1.Ele deve amar: O marido “deve ser o primeiro a expressar o amor no relacionamento do namoro e casamento”; (ver Ef 5. 25-28). No entanto esse amor não é um sentimento restrito à mente e ao coração. O homem é chamado a praticar em sua família o mesmo amor de Cristo – o Amor incondicional e pleno até a morte se necessário. Amor que desce para as mãos.

2.Ele deve exercer autoridade: “Autoridade não é poder bruto, a ser sempre demonstrado pelo cônjuge mais forte no casamento”. Ao contrário, autoridade não se impõe, se conquista com amor e serviço. O que se conquista com imposição é medo e não respeito.

3.Ele deve ter capacidade de liderar: Ser líder é guiar, conduzir os que estão sob sua autoridade ao cominho correto. O homem deve ser capaz de guiar sua família ao caminho do Senhor. Liderar não é mandar é saber conduzir com sabedoria e prudência os seus familiares no caminho certo.

4.Ele deve ser provedor: “Cabe aos homens o privilégio de serem os provedores do lar”. Esta provisão porém não é só material. O homem é responsável pela provisão espiritual, moral, social e cultural. Os filhos vão absorver o caráter principalmente do pai. Filhos que crescem sem a presença paterna tendem a dar mais problemas na sociedade. O homem deve ser responsável e zelar pela estrutura moral de sua família.

O papel do homem é difícil e exige muita dedicação e sabedoria. Somente Cristo, nosso paradigma maior, pode nos ajudar nesta tarefa. A pergunta é: você tem sido homem de verdade em sua casa?

Deus nos ajude e abençoe.
Marcelo Batista Dias

(1) Coordenador do Curso de Teologia do Seminário Presbiteriano RDNE/BH. Comentário ao artigo anterior.
(2) G. Van Groningen, A Família da Aliança. Cultura Cristã: São Paulo, 2007. pg 75-79

3 comentários:

junior disse...

Realmente o papel do Homem verdadeiro que tem suas responsabilidades ñ é fácil! só o amor a DEUS e a MULHER é que mantem ele vivo !eu acho que se o Homem ñ tem esses dois objetivos na sua vida a tendência é trilhar um caminho com muitas complicações sem méritos e desprezos !.
O que faz com que esse Homem seja deus de ele mesmo ,ou seja ñ há leis pra nada! matar o parente é como beber um copo D´agua !

Marcelo Batista Dias disse...

É verdade Júnior!
Deus criou o homem e soprou nele seu próprio folego, tornando-o um ser totalmente dependente dele para viver, como disse Salomão, "separado deste (Deus) quem pode comer ou quem pode alegrar-se?" (Ec. 2.25).
Também a mulher é parte essencial do homem. Deus a fez de uma de suas costelas. É osso de seus ossos e carne de sua carne, de maneira que ela lhe completa, e sem ela, sua humanidade não é integral.
Assim, nós homens somos duplamente dependentes: de Deus para pode viver e da mulher para sermos inteiros.
Abraços.
Muito obrigado pelo comentário.
Volte sempre.
Marcelo Batista Dias

Anônimo disse...

O Homem é o cabeça da mulher. E por ser o cabeça da mulher, ele tem grandes responsabilidades sobre ela e sua família.
Homens de Deus que fazem a diferença!
Excelente matéria!
Parabéns!!!

Bíblia On Line