quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ano novo... Mundo velho.



O ano de 2009 se foi, mas os dias permanecem iguais. Não estamos nem a quinze dias corridos de 2010 e as tragédias que aconteceram desde o inicio do ano já superaram as tragédias do ano passado e com sobra. Somente o terremoto destes dias no Haiti deixou um rastro de destruição e morte muito maior que as tragédias com as chuvas em nosso país deixaram durante todo o ano anterior.

Uma pergunta surgiu em meio a tantos acontecimentos caóticos: “o que está acontecendo com nosso mundo”?


A resposta da Bíblia é: o mundo está agonizando as dores do pecado. Paulo mostra isso em Rm 8:22 quando diz que “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Essas angústias e dores da criação são o efeito do pecado sobre todo o cosmos. Cada acontecimento caótico do mundo contemporâneo tem sua origem no Éden. O pecado destruiu o homem e o “seu” mundo. Contudo Paulo fala também que a criação está ardentemente esperando “a revelação dos filhos de Deus” (v.19). Mas a que revelação Paulo se refere?

Apesar de alguns grupos de cristãos pensarem assim, Paulo não está falando da influência cristã sobre o mundo. Paulo não está dizendo que quanto mais os cristãos se reproduzirem e revelarem ao mundo, melhor o mundo vai se tornar. É impossível fazer deste mundo um mundo melhor. Mesmo se enchêssemos as nações de numerosos grupos cristãos isso jamais se tornaria realidade. Este mundo como conhecemos está fadado a ser eliminado.


A Bíblia fala de “novos Céus e nova Terra”. Ela jamais falou de céu na Terra. A revelação que a criação aguarda é o Grande Dia. O Dia em que das alturas virá o Senhor da Glória para resgatar seu povo e sua criação. O Dia em que serão expostos todos os pensamentos e todo íntimo de todo homem no grande julgamento final ante o tribunal de Deus. Estes acontecimentos são o prenúncio deste Dia.

Até que este dia chegue, nenhum ano novo trará algo realmente novo. Como disse Salomão “não há nada de novo debaixo do sol”. Só nos resta orarmos em favor deste mundo. Suplicar a graça de Deus sobre os povos vitimados. Anunciar o evangelho do reino, único remédio para aliviar as dores causadas pelo pecado. E é claro, estender nossa mão de amor e socorro àqueles que estão envolvidos nestas tragédias.
Que abençoe os haitianos e tenha ainda mais misericódia deles.


Marcelo Batista Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line