sábado, 24 de dezembro de 2011

Nem Chester, Nem Panetone



Chegou o Natal!!! As luzes e as belíssimas decorações das lojas brilham intensamente. Dos meios de comunicação saltam as propagandas daquelas aves típicas que só aparecem nesta época. Nunca vi uma criação de Chester, nem de “Ave-Fiesta” ou de qualquer uma destas penosas natalinas. Elas só vivem e morrem neste período. Outro que só aparece no Natal é o tal do Panetone. São produtos de época assim como alguns cristãos.
Preste atenção nestas palavras: “Jesus ficou o ano todo trancado em um armário. Hoje o tiraram porque está chegando o Natal; passaram nele o espanador, o lavaram, o enfeitaram e cobriram seu corpo com papéis coloridos. Puseram-no na árvore com estrelas e velas entre guirlandas e neve feitas com fibra de vidro”. Tais palavras foram escritas por Facundo Cabral, um escritor argentino não crente. Neste texto ele ironiza o que a sociedade fez do Natal – uma data para amenizar o descaso com o Jesus que ela ignora o ano inteiro. E infelizmente muitos crentes têm feito isso também.
Muitos cristãos vivem o ano todo ignorando os ensinos de Cristo em sua vida diária. Esquecem de sua vida, ministério e obra. Mas quando chega o Natal, tiram Jesus do fundo do baú e o colocam nos lábios. Apenas nos lábios. Nunca no coração.
O problema é que essa atitude não livra ninguém da condenação do inferno. Em Mt 7.22,23, Jesus condena aqueles que viviam uma confissão de fé meramente labial, que não fazia diferença no resto da vida deles, a uma existência eterna no inferno – “apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.

Por isso meu irmão, não seja um “crente-chester”, nem um “panetone-gospel”. Não seja cristão por conveniência ou de época. Entenda o que Cristo fez em toda sua vida. Ele fez o que fez para que eu e você vivêssemos o ano todo e a vida toda sob os efeitos de sua vida e obra, e não apenas de seu nascimento. 

Feliz Natal.

Marcelo Batista Dias

2 comentários:

Filósofo Calvinista disse...

Texto bem criativo, valeu! Já sei de que vou chamar alguns irmãos da minha igreja...rs: crente Chester ou Panetone...rs

Marcelo Batista Dias disse...

Olá meu amigo filósofo.
Seu comentário muito me lisonjeia.
Fique à vontade. Eu mesmo já chamei assim alguns na minha. rsrsrsrsrs
Obrigado.
Abraço.
Marcelo

Bíblia On Line