sábado, 7 de janeiro de 2012

Rumores de um Novo Mundo


Ano vai, ano vem, mas os dias permanecem iguais. Todos os anos os mesmos acontecimentos se repetem: enchentes, alagamentos, pessoas perdendo seus bens, sua vida... Mais um ano vem aí e com certeza estes estarão presentes. Vários anos novos surgem, mas o mundo permanece o mesmo velho mundo. 
Uma pergunta surge em meio a tantos acontecimentos caóticos: “o que está acontecendo com este Mundo”?
A resposta Bíblica é que a criação está agonizando as dores do pecado. Vemos isso em Rm 8:22 quando Paulo diz que “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Essas angústias e dores da criação são efeitos do pecado sobre todo o cosmos. O pecado afetou o homem e a criação (Rm 1.18-26; Gn 3.17).
Contudo Paulo fala também que a criação está ardentemente esperando “a revelação dos filhos de Deus” (v.19). Mas a que revelação ele se refere? Com certeza não é da influência cristã sobre o mundo. Paulo não está dizendo que quanto mais os cristãos se reproduzirem e se manifestarem ao mundo, melhor ele vai se tornar. Isso é apenas utopia. O Mundo como conhecemos está sendo entesourado para o fogo – 2 Pe 3.7.
A Bíblia fala de “novos Céus e nova Terra”. Ela jamais falou de Céu na Terra. A revelação que a criação aguarda é o Grande Dia. O Dia em que das alturas virá o Senhor da Glória para resgatar seu povo e sua criação. O Dia em que serão expostos todos os pensamentos e todo íntimo de todo homem no grande julgamento final ante o tribunal de Deus. Os acontecimentos e fenômenos naturais que vemos são prenúncios de que este Dia se aproxima. São rumores de um Novo Mundo que está mais próximo do que podemos imaginar.
Isso nos desperta para a realidade de que não vale a pena entesourar para esta vida. Não vale pena viver com os olhos voltados para baixo, para os valores deste mundo, para a busca frenética dos nossos dias por satisfação e conforto material.
Nossa vida deve ser investida no Tesouro que não se perderá jamais (Mt 6.20) – no Céu. A Glória de Deus é nosso alvo. Devemos viver olhando para o céu, aguardando a volta de nosso Senhor Jesus. Devemos viver nesse mundo nos preparando para o Novo Mundo. 
Enquanto os Novos Céus e Nova Terra não chegam, vivamos aproveitando esta vida para fazer do centro de nossa existência, o Autor da Vida. Não devemos com base no que mencionei, desprezar a criação e tratá-la com descaso, como muitos de nós vimos fazendo. Antes devemos cuidar dela e zelar pelo bom cultivo do "jardim" que Deus nos deu.
E também devemos aproveitar estas catástrofes para interceder e estender nossas mãos em favor dos sofridos, assistindo materialmente, mas de modo especial, levando a esperança em Cristo, de um mundo novo e melhor no porvir. 

Marcelo Batista Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line