segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Socorro! Eles querem me pegar!

Revoltado. Esta é a palavra que melhor me descreve neste momento. 
Estou revoltado com a revista Época que dedicou 11 páginas da edição desta semana para tentar convencer que: "COM SEU SUCESSO 'AI SE EU TE PEGO', O CANTOR PARANAENSE MICHEL TELÓ TRADUZ OS VALORES DA CULTURA POPULAR PARA OS BRASILEIROS DE TODAS AS CLASSES". 
E olha que nem é porque eu não sou muito fã de sertanejo não.
Estou revoltado porque eu sou povo e os valores que Michel transmite em suas músicas não são meus valores.
E não apenas eu, mas milhares de brasileiros foram ofendidos com a reportagem da revista. 
Estou revoltado porque a reportagem afirma que "Teló consegue ser sapeca na medida certa para provocar o riso - mas sem ofender os valores familiares". Que valores familiares ele transmite em suas músicas? Quem foi que disse que balada é um lugar de valores familiares? Se meus pais soubessem o que rolava nas baladas que eu ia quando mais jovem (e não crente) jamais me deixariam ir. 
Que valor familiar existe em "o jeito é dar uma fugidinha com você, primeiro a gente foge depois a gente vê"?
Os "valores" que Teló transmite são desprezo ao corpo marcado pela banalização do sexo apenas como meio de satisfação física. Banalização dos relacionamentos como na musica citada acima, onde o que importa é "dar uma fugidinha" (e não sejamos ingênuos, todos sabem o que isso significa) sem se preocupar em estabelecer qualquer vinculo afetivo - nem o nome, que faz parte da personalidade do individuo interessa - o que vale é a satisfação física em primeiro lugar. E isso sem considerar a pobreza musical das canções. 
Respeito o Michel. Não tenho qualquer intenção de ofendê-lo. Mas acho que ele deveria ser apontado, como de fato é, como um cantor que atende aos valores de parte da sociedade brasileira e não de sua totalidade como a reportagem mostrou. Tem quem goste e se divirta com isso, mas eu, e milhares de pessoas não!
Michel representa parte da cultura brasileira. Uma parte específica, ainda que composta por uma parcela imensa da sociedade, mas é apenas uma parcela e não o todo.
Estou revoltado com esta mídia tendenciosa que, fingindo ser parcial, eclética, na verdade tenta empurrar "goela abaixo" valores que nem todos aceitam como válidos. Atrás da palavra 'democracia' usada por eles, está na verdade um totalitarismo que junta num mesmo cesto todos os membros de uma nação de mais de 190 milhões de pessoas e rotula como quer. Isso me revolta!
Que grande parte de nossa nação esteja em queda livre no que diz respeito a valores morais e familiares, bem como a democracia, isso eu até compreendo. Aliás não espero o contrário. A tendencia natural do homem é se corromper cada vez mais e o que é tido como evolução, é na verdade um processo involutivo. Isso eu compreendo. 
O que eu não consigo aceitar é ser colocado num liquidificador cultural e ser apresentado como brasileiro ao mundo com a cara e a cultura do Michel Teló. tenho a minha própria cara, que não é lá tão bonita, nem famosa, nem rica, mas é minha, e não aceito que troquem ela por outra.    
O que mais me revolta ainda é ver o mundo gospel, no qual eu também sou (contra minha vontade) incluido copia essas coisas. Duvida!? Veja só isso aí em baixo. Deus me livre de ser gospel!


Marcelo Batista Dias 
  


Nenhum comentário:

Bíblia On Line