segunda-feira, 16 de março de 2009

Posso ou não posso?



Em I Co 10.23, o apóstolo Paulo faz a seguinte afirmação: “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. Ele diz lá que todas as coisas nos são permitidas, ou seja, para o crente nada é proibido. Contudo ele fala também que nem todas são convenientes, ou seja, nem todas são apropriadas para nós.

Mas como saber o eu devo ou não devo fazer? Como posso saber o que é apropriado ou não para mim que sou crente? Paulo responde essas perguntas com o verso 31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Essa frase de Paulo é uma conclusão ao que ele começa falando no versículo 23. A única maneira de saber se uma coisa pode ou não ser feita por nós, é perguntando primeiro: o que eu estou fazendo glorifica a Deus? Segundo Paulo, nosso objetivo central de vida é glorificar a Deus. Paulo vai mais fundo ainda. Ele diz que tudo na nossa vida deve ser feito para glorificar a Deus.

João Calvino diz que “Paulo nos ensina que não há parte alguma de nossa vida ou conduta, por mais insignificante que seja, que não esteja relacionado com a glória de Deus”. É por isso que devemos nos esforçar ao máximo para promovê-la. Seja o que for que você faça, até mesmo sua forma de comer ou beber, deve mostrar para as pessoas ao seu redor que você serve a um Deus glorioso.

Sinceramente eu espero que todos nós entendamos que o nosso objetivo principal de vida aqui neste mundo é glorificar a Deus. É mostrar para as pessoas ao nosso redor que servimos a um Deus vivo e verdadeiro. Que nosso Deus não é apenas um Deus que serve para dar boa vida para as pessoas. Que nossos vizinhos e amigos possam ter desejo de conhecer a Deus através de nossas vidas. Que eles possam nos olhar e ver em nós um povo que ama a Deus acima de tudo. Um povo que serve a Deus com alegria. Um povo cristão de verdade, como a Bíblia diz que deve ser.

As perguntas que eu quero deixar são: Será que Deus tem sido glorificado nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia? Na escola, no trabalho, na família ou em qualquer lugar, Deus tem sido glorificado através de mim? As pessoas sabem que sou crente de verdade ou me acham apenas mais um “evangélico”? Glorifique a Deus em tudo!

Deus abençoe e tenha misericórdia de todos nós.
Marcelo Batista Dias

Artigo publicado no boletim da congregação de Nova Baden, Betim em 15/03/09

Nenhum comentário:

Bíblia On Line