quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ele vive! E agora?

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:18-19). Antes de ser assunto aos céus o Senhor Jesus transmitiu uma ordem a seus discípulos. Ordem essa que só poderia ser cumprida mediante a atuação poderosa do Espírito Santo em suas vidas. Contudo o Espírito Santo só poderia ser dado após sua partida, e sua partida para os braços do Pai só aconteceu por causa de sua ressurreição. Com isso chegamos a conclusão de que a Grande Comissão dada por Jesus tem sua origem em sua ressurreição.

A ressurreição de Jesus não nos garantiu apenas consolo, conforto e esperança eternos, mas também nos garantiu trabalho. E muito trabalho, diga-se de passagem. Com Jesus agora ressurreto, cabe a seus discípulos, a maravilhosa e ao mesmo tempo árdua, tarefa de fazer mais discípulos. Maravilhosa por que somos “embaixadores de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio” (I Co 5.20). Árdua por que fazer discípulos é muito difícil.

Conseguir adeptos talvez seja mais fácil, mas fazer discípulos é bem mais trabalhoso. Demanda tempo, dedicação e principalmente muito amor a Deus e ao próximo. É preciso acompanhar de perto o novo convertido. É preciso dar apoio em meio a suas dificuldades, orientá-lo, exortá-lo, enfim caminhar com ele. O outro lado da moeda é que o adepto não tem consistência nem compromisso. Qualquer dificuldade e logo ele abandona o barco nos deixando sozinhos. O discípulo não. Ele aprende conosco que a vida cristã não é fácil. Ele se dispõe a caminhar ao nosso lado. Ele se mantém fiel a Deus e sempre se coloca a disposição para trabalhar na obra do Reino.

O que queremos enfatizar é que Jesus ressuscitou, foi assunto ao céu, mas não nos deixou órfãos nem à toa. Temos muito trabalho a fazer. Temos trabalho como embaixadores, semeadores, orientadores, pregadores, consoladores, enfim, serviço do Reino. O que mais nos conforta é saber que temos o Espírito Santo para nos auxiliar nessa obra. Entretanto é preciso lembrar que temos que dar duro, trabalhar bastante para que o nome de Deus seja glorificado.

Jesus Cristo vive e agora o que nos cabe é trabalhar. Nós somos instrumentos de Deus, auxiliados pelo Espírito Santo para proclamar a obra de Cristo.
Que Deus nos ajude a trabalhar com bastante vigor em Sua obra.

Marcelo Batista Dias
Artigo publicado no boletim da Congregação de Nova Baden, Betim em 19/04/09.

Nenhum comentário:

Bíblia On Line