terça-feira, 3 de agosto de 2010

A PALAVRA nas palavras de Thomas Watson

Thomas Watson (1620 - 1686)

"Embora Thomas Watson tenha escrito muitos livros preciosos, comparativamente pouco se sabe de sua pessoa. Seus escritos são suas melhores memórias. Ele talvez não precisasse de outras e, portanto, a providência evitou o desnecessário. [...]A genealogia de Thomas Watson não lhe atribuiu fama, mas todo o seu brilho provém de suas realizações". (fonte: Jossemar Bessa)

As palavras abaixo foram extraídas de sua obra prima 'A Body of Dinity', lançada em 2009 no Brasil pela editora Cultura Cristã sob o titulo de 'A Fé Cristã'. Nesta obra Watson faz uma série de estudos fundamentados no Breve Catecismo de Westminster. São palavras que nos levam a refletir em como temos visto a Palavra de Deus e valorizá-la mais. Pense bem no que você lerá a seguir e medite bem.

“O material das Escrituras é tão cheio de bondade, de justiça e de santidade que não poderia ter sido inspirado por mais ninguém, a não ser Deus”.

“De cima da torre das Escrituras é lançado uma mó na cabeça do pecado”.

“As Escrituras são a lei real que comanda as ações e as afeições; conecta o coração ao bom comportamento”.

“Ler outros livros pode aquecer o coração, mas ler a Bíblia transforma”.

“Todas as máximas na teologia devem ser levadas ao teste das Escrituras, assim como todas as medidas são comparadas ao padrão”.

“O propósito da Palavra é ser um teste pelo qual nossa graça deve ser testada, uma bóia de demarcação marítima para nos mostrar quais rochas devem ser evitadas. A Palavra deve sublimar e saciar nossas afeições. Deve ser diretiva e consoladora, deve soprar na direção da terra prometida”.

“Nada pode cortar o diamante senão o diamante; nada pode interpretar as Escrituras, senão as Escrituras”.

“Deus, dando-nos sua Palavra escrita para ser nosso guia, retira todas as desculpas dos homens”.

“Até que estejamos acima do pecado, não estaremos acima das Escrituras”.

“Nenhum homem fale de uma revelação do Espírito senão sob suspeita de ser um impostor”.

“Aquele que forja uma nova luz, que esteja acima ou contrário à Palavra, viola tanto a si mesmo quanto ao Espírito: sua luz é tomada emprestada daquele que transforma a si mesmo em um anjo de luz”.

“Quem Deus pretende destruir, deixa brincar com as Escrituras”. (Watson citando Lutero)

“Sacie seu coração com a Palavra, vá até ela para buscar fogo”.

“Empenhe-se de maneira que a Palavra não seja somente uma lâmpada para orientar, mas um fogo para aquecer”.

“Leia as Escrituras não somente como uma historia, mas como uma carta de amor enviada por Deus, que pode afetar os corações”.

“A Palavra é o campo onde Cristo, a perola valorosa, está escondido. Nessa mina sagrada nós cavamos não por um pedaço de ouro, mas por um peso de glória”.

“As Escrituras são o plano e a bussola pelos quais velejamos para a Nova Jerusalém”.

“Aqueles que não forem convencidos pela Palavra serão julgados pela Palavra”.

“Que vantagem tem um carpinteiro que deixa o metro no bolso e nunca faz uso dele para medir e esquadrinhar seu trabalho? Também nós, que vantagem temos se não usamos a Palavra e não regemos nossas vidas por ela?”.

“Que desonra é para a religião que homens vivam em contradição com as Escrituras”.

“Que tenhamos conversas bíblicas”.

“As Escrituras são nosso livro de evidencias do céu”.

“Que grande misericórdia de Deus, pois não somente nos dá a conhecer sua vontade, mas a deu por escrito”.

“Devemos ser agradecidos a Deus por revelar seu pensamento a nós por escrito”.

“Não somos deixados em suspense duvidoso de maneira a não saber no que crer, mas temos uma regra infalível pela qual nos basear”.

“É uma questão de gratidão que as Escrituras foram feitas inteligíveis”.

“As mesmas Escrituras para que outros é uma letra morta, para você devem ser sinônimo de vida”.

4 comentários:

Adriano Nazareth disse...

Prezado Marcelo, graça e paz! Ótimo conhecer teu blog. Com relação ao livro de Thomas Watson, uma dúvida: ele contém apenas o "Body of Divinity", ou também "The ten commandments e The Lord's Prayer"? Pelo que li, o "Body of Divinity" é composto de todas essas obras, que foram lançadas separadamente pela Banner. Possuo as 3 obras em inglês, mas gostaria de obter a obra em português, caso contenha os livros acima citados. Um abraço! Pr. Adriano Nazareth - Igreja Batista Cidade Nova - Cáceres-MT

Marcelo Batista Dias disse...

Olá Pr. Adriano, graça e paz.

Particularmente não conheço a obra de Watson. A primeira de suas obra que tenho contato é essa publicação da cultura cristã. Se trata de estudos de Watson no breve catecismo de Westminster. Na parte introdutória consta que o título original da obra é "A body of divinity" e que foi publicada originalmente pela Banner como você disse. Mas como não conheço a publicação original, não sei dizer se se trata da obra completa ou apenas de parte dela.
De qualquer forma vale a pena possuir esta edição da cultura cristã. Você pode comprar no site. O endereço é:
http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=644

Um forte abraço pra vc.
Volte sempre por aqui.
Marcelo

Adriano Nazareth disse...

Valeu, Marcelo, obrigado pela resposta. Estarei na Conferência Fiel, em Águas de Lindoia, no mês de outubro, e certamente lá encontrarei essa obra do Watson. Mas, de qualquer maneira, pra tirar a dúvida, vou ligar pra Cultura Cristã. Muito obrigado pela sua atenção e gentileza, e um abraço fraterno pra ti. Fica na paz! (João 14.27)

Marcelo Batista Dias disse...

Por nada Pr. Adriano,

É um prazer. Volte sempre por aqui.
Um grande abraço.
Paz.
Marcelo

Bíblia On Line