quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como nossos pais

Eu gosto de MPB. Não sou um ouvinte assíduo, mas admiro algumas músicas do nosso vasto repertório nacional, especialmente daquela geração dos anos 70 e 80. Uma destas músicas é “Como nossos pais” de Belchior, que ficou famosa na voz de Elis Regina.
A parte que mais me chama a atenção na música, é o coro que diz: “Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos; ainda somos os mesmos e vivemos, ainda somos os mesmos, e vivemos como os nossos pais”.
Ela me chama a atenção para o fato de que, não adianta avanço tecnológico, social, econômico, intelectual, ainda somos os mesmos e cometemos os mesmos erros do passado.
O ser humano não muda, exceto pelo seu contexto sócio-econômico-cultural. Essencialmente continua sendo o mesmo. Buscando uma satisfação, uma razão de ser, algo que vá além daquilo que ele tem no momento. Uma distração, um disfarce, algo que lhe faça superar a sensação de fracasso e desespero.
Na época de Belchior e Elis era a luta pela liberdade de expressão. Em 1976, época da composição da música, a ditadura militar no Brasil reprimia toda expressão cultural livre que criticava o regime. Alguns foram mortos outros exilados por causa de sua arte e crítica ao sistema.
Em nossos dias é o culto ao entretenimento, à diversão. A busca pela emulação dos sentidos, pela produção de sensações, sem limites, sem pudor, apenas a busca pelo prazer, em nome da liberdade de ação, e livres de qualquer tipo de reação (uma contradição a uma lei básica da física).
Na época de nossos pais, as aspirações podiam ser diferentes (e para mim mais elevadas, superiores), mas a ansiedade é a mesma.
Esta é a dura realidade: vai ano, vem ano, e as pessoas, especialmente os jovens, tanto da minha geração, como das novas gerações, continuam da mesma forma. Buscam satisfação, sentido, cometendo os mesmos erros dos seus antepassados, ou seja, olhando para baixo, para si mesmos, ao invés de olhar para cima, para Deus.
Foi Agostinho quem disse: “Fizeste-nos para ti e inquieta está nossa alma enquanto não repousamos em Ti”. Deus é a única fonte de plena satisfação para o ser humano, que foi criado à Sua imagem e semelhança, que procede de Suas mãos, que possui um fôlego de vida soprado por Ele em suas narinas.
Creio que já passa da hora de nossa geração se despertar para esta realidade. Digo não apenas aqueles que não crêem ou não buscam a Deus, mas inclusive os que se dizem evangélicos, que à semelhança de muitos de nossos antepassados, tem substituído o prazer em Deus e sua glória, pela satisfação das coisas deste mundo.   
Que sejamos ousados em “não ser como nossos pais”, no sentido de que nossa plena satisfação de viver esteja em Deus, na pessoa de Jesus Cristo seu filho que se deu por nós na cruz, para satisfazer por todo sempre essa sede que temos por dentro, na alma.

Marcelo Batista Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line