segunda-feira, 6 de julho de 2009

10 Motivos para você não ser Cristão (mesmo sendo a coisa certa a se fazer)

Por: Paulo Brabo

Ser cristão requer, como sugiro às vezes, estômago forte. Embora seja para todos, definitivamente não é para qualquer um.

Houve tempo em que para ser socialmente aceito no Ocidente era requisito mostrar certificado de batismo. Hoje em dia, graças aos céus, não é mais assim: ninguém mais precisa ser cristão só por ser a coisa politicamente correta a se fazer. Há, porém motivos adicionais para você abandonar essa idéia de seguir consistentemente os ensinamentos de Jesus, se é que você se preocupa com essas coisas.

Selecionei dez; deve haver mais.

10 MOTIVOS PARA NÃO SER CRISTÃO

1. PUREZA DE MOTIVOS. Algumas religiões, menos ambiciosas, exigem um comportamento exterior impecável. O cristianismo requer pureza interior de motivos, que é coisa muitas vezes mais difícil de alcançar e que talvez ninguém seja capaz de apresentar. De acordo com Jesus, não basta fazer a coisa certa, é necessário fazê-lo com a motivação correta. E, talvez pior e mais comum: basta contemplar com simpatia a maldade para ser culpado dela.
2. DESAPEGO A COISAS MATERIAIS. Poucas coisas caracterizaram a pregação cristã desde o início mais do que um selvagem desapego a riquezas e outras distrações palpáveis. “Não ajuntem tesouros na terra”, recomendava a análise econômica de Jesus, que lembrava ainda que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu. Os primeiros cristãos acreditaram: venderam tudo que possuíam e deram aos pobres, e do que restava a cada um “ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo lhes era comum” (Atos 4:32).
3. RENÚNCIA AO PODER. Problema semelhante está na exigência, reforçada continuamente no Novo Testamento, de humildade e da renúncia de todos privilégios, mesmo (ou especialmente) os merecidos. “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo” (Mateus 20:25-26). Mesmo quando a humildade era vista como virtude politicamente correta e ambição como vício de caráter, poucos efetivamente se dobravam a essas duras exigências. Que dirá hoje.
4. AMAR OS INIMIGOS. O Antigo Testamento exigia o razoável: que tratássemos nossos vizinhos com civilidade, mesmo quando não o mereciam – comportamento que garantia, com certa medida de esforço, um mínimo de coesão na sociedade. Jesus perdeu aparentemente todo o senso de proporção quando pediu que amássemos nossos inimigos e intercedessemos diante de Deus pelos que nos odeiam. De nada adianta amarmos o que nos amam, argumentava ele, porque os mais vis salafrários fazem o mesmo. Todo mundo ama quem o ama, e Jesus queria mais do que esse pacote básico: pedia singelamente que fôssemos “perfeitos como Deus é perfeito” – que fôssemos graciosos como Deus, que derrama o sol e a chuva sem distinção sobre bons e maus – sobre merecedores e cafajestes (Mateus 5:45,48). Essa sua exigência permanece tão impopular hoje quanto quando foi proferida pela primeira vez – talvez ainda mais, já que só restamos nós cafajestes e ninguém mais se dá ao trabalho de fingir-se de merecedor.
5. PERDOAR PARA SER PERDOADO. O Pai de Jesus não é dado a barganhas, mas essa, curiosamente, ele não se esquiva em fazer. O perdão é gratuito desde que ousemos estendê-lo aos outros com a mesma disposição cavalheiresca. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14,15). Como se vê, somos todos imperdoáveis, mas a culpa não é de Deus.
6. PUREZA SEXUAL. O sexo não era para os judeus a neura que se tornou através dos cristãos, mas uma boa medida de consistência na conduta sexual sempre foi medida da experiência cristã. Com o tempo, e por motivos que não cabe discutir aqui, o pecado sexual tornou-se no discurso cristão o pecado por excelência. Hoje em dia o sexo fora do casamento é, na prática, a única conduta aberta não-tolerada numa comunidade cristã evangélica. Ambição, ganância, mentira e rancor são bem-vindos a olhos vistos, mas se for para você for acordar na cama errada ou acalentar pensamentos impuros faça como o resto de nós e não dê bandeira. A única coisa que Jesus tem a dizer sobre esses assuntos é, continuamente, “quem não tem culpa no cartório atire a primeira pedra” – e “vá e não peques mais”.
7. PRATICAR A VIRTUDE. É crença fundamental do cristianismo que somos salvos da condenação não como compensação pelos nossos esforços no sentido de praticar o bem, mas pela iniciativa gratuita e infundada de Deus, que resolve nos dar de presente o que ninguém teria como fazer por merecer. Apesar disso, a ênfase na prática ultrapassada da virtude – fazer o bem sem olhar a quem – é tecla em que batem continuamente os escritores do Novo Testamento. Como se sabe, a virtude e a integridade são vistas hoje como fraqueza e vício, e é politicamente incorreto sequer mencioná-las num contexto positivo. A lei de Gérson revogou essas curiosidades da história.
8. SEREMOS JULGADOS PELOS NOSSOS ATOS. “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16:27). Parece contradição, mas o ensino do Reino é o de que somos aceitos pela graça (isto é, não pelos nossos próprios esforços em fazer o que é certo) mas seremos julgados – pasme-se – pela nossa conduta. De um modo misterioso, basta abraçar a graça para ser aceito incondicionalmente por ela (como aconteceu a um dos ladrões na cruz); por outro lado, não basta, e o discurso de Jesus requer uma tremenda consistência na conduta pessoal. “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46).
9. A INSENSATEZ DA GRAÇA. Como se os escândalos retromencionados não bastassem, há o terrível constrangimento de que para ser cristão é preciso engolir a insensatez da graça – a crença na atitude cavalheiresca e generosa pela qual Deus aceita e abraça quem nós mesmos excluiríamos e condenaríamos de imediato, irreversivelmente e com toda a convicção. Nossa tendência natural é olhar os desprezíveis com desprezo, nunca com misericórdia. Aceitar quem não merece ser aceito não é apenas terrivelmente exigente, é conduta que convida ao mais impiedoso ostracismo social. Ninguém respeita quem não se dá ao respeito, e o cristianismo exige que engulamos a peculiaríssima noção de que “a substância da nossa fé consiste na convicção de que foras-da-lei, pecadores e criminosos podem chamar Deus de Pai, e de que prostitutas podem entrar no reino de Deus antes dos religiosamente respeitáveis” (Brennan Mannigan). Ser cristão é admitir um Deus que não se dá ao respeito. Um Deus sem critério. Um Deus vulgar. Definitivamente, não é para quem tem estômago fraco.
10. EXIGE A VIDA INTEIRA. Finalmente, ser seguidor de Jesus requer viver como ele viveu, o que não é pouco, considerando como ele terminou. “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio,” disse Jesus aos seus primeiros seguidores, e os mais espertos dentre eles logo interpretaram a sentença, corretamente, como querendo dizer “eu os envio para darem suas vidas [por quem não merece o esforço]”. Ser cristão requer, infelizmente, tudo, a vida inteira, o tempo todo e até o fim. Não há meio-termo, meias-palavras, trégua ou feriado semanal. “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33). Segundo a mensagem cristã, no entanto, não há de fato barganha maior do que perder a vida, porque “quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará” (Lucas 17:33).

Mas trata-se, convenhamos, do ensino de um sujeito idealista que dizia coisas como “ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”. Se houve um mundo em que esse convite pode ter parecido menos popular, é o nosso.

Agir dessa forma, se fosse possível, seria naturalmente a coisa certa a se fazer. Mais um motivo para você não ser cristão, se não quiser pagar mico. Hoje em dia ninguém exige o impraticável dos outros ou de si mesmo. Fazer a coisa certa?
Não está mais aqui quem falou.

Fonte: Bacia das Almas via Amando ao Próximo


-------------
Comentário do Eclesia:

A princípio me pareceu repulsivo o texto. Confesso que o julguei pelo título. No entanto quando o li não pude deixar de notar seu valor. Ele me levou a refletir muito sobre a visão que o "mundo" e o evangelicalismo moderno tem do cristianismo verdadeiro. Para eles é exatamente assim. O cristianismo é pesado, duro e dificil de ser engolido por quem quer ao mesmo tempo, desfrutar das coisas celestiais e manter o velho homem bem vivo e no centro de todas as coisas.

O Paulo bateu forte. Pegou pesado em algumas coisas, mas foi no âmago, ou melhor no estomago de muitos. Por certo, muitos evangélicos de hoje desistiriam definitivamente de serem cristãos e assumiriam para sempre sua postura gospel moderna ao lerem este texto. Postura esta, completamente avessa ao verdadeiro cristianismo, expresso no que eu considero, o cinismo mais honesto e sincero a respeito do ser cristão.

Marcelo Batista Dias
Ps: Apesar de tudo isso Paulo, eu me mantenho e sempre me manterei firme, sendo o mais verdadeiramente possivel, um cristão.

18 comentários:

Anônimo disse...

seu demonio vc vai para o inferno que ´´´´´´´´´´é o seu lugar

Marcelo Batista Dias disse...

Oi anônimo!
Graças a Deus vc apareceu...
Eu achei q nunca teria um comentário (des)agradável assim no meu blog.
Agora eu sei q estou incomodando mesmo... aliás eu não... a Palavra de Deus.
Bom t ver... apareça mais vezes pq assim eu saberei q não vou mesmo pro inferno...
Fui achado pela Graça, tocado pela loucura do evangelho e por isso dou minha kra a tapa, as duas faces.
Não sou anonimo.
Não sou agente secreto do Reino.
Sou filho do altíssimo por graça apenas.
Não vou pro inferno.
Mas e vc????

Abrçs.
Marcelo.

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns pelo seu Blog e pelo primeiro "anônimo"... mas não seja demasiado duro com o rapaz. Talvez, ele apenas não tenha capacidade de distinguir entre falar sério e falar umas boas verdades através de ironia . Sugiro que no próximo post tenha um "adesivo" escrito: cuidado: conteúdo com conteúdo inteligente e que necessita de discernimento para ser entendido
Abraços

Marcelo Batista Dias disse...

Oi meu segundo anônimo,
Foi bom vc tb ter vindo, assim fica claro que nem todos os anonimos são pessoas "ruins".
Obrigado pela sugestão. Vou acatá-la com prazer.
Abrçs.
Marcelo.

Maurício de Almeida Soares disse...

muito bom o texto. tenho pregado sobre isso na minha igreja, ensinando o Sermão do Monte. baseio muito do q digo no Lloyd Jones (Estudos no Sermão do Monte) e Stott (contracultura cristã).
ser crente é coisa pra "cabra macho", não é pra qualquer um. Contextualizando o dito de Jesus: "Nem todo q me diz: 'Entra na minha casa, entra na minha vida', entrará no Reino dos Céus".

Marcelo Batista Dias disse...

Maurício,
Obrigado por sua participação.
Gostei da paráfrase.
Abraço.
Marcelo.

ANTONIO BECKER disse...

Olá, Marcelo e demais visitantes! O tema "Ser Cristão" é sempre bem complexo. Talvez não exista um conceito específico para definir sua essência. Hoje em dia, por olhar demais os "cristãos" desanimei na caminhada como igreja e vivo uma vida "single". Sinto muita falta da comunhão com irmãos, mas do jeito que andam nossas igrejas...fica difícil viver um cristianismo autêntico. Não sei o que fazer. Estou "dando um tempo". Em nenhuma outra religião ou filosofia de vida encontrei mais consistência do que nos ensinos de Cristo. Vivi o "ser cristão" objetiva e subjetivamente. No entanto, entre a teoria e a prática há um abismo enorme na militância do evangelho. Pode ser que o erro esteja em mim. Não me considero um "ex-cristão", não! Apenas desejo encontrar a descomplexidade de pertencer a Cristo neste mundo caótico, sem exageros, sem tanta teologia, sem tanta "burocracia" (ser simples como uma criança). Acredito fielmente em Sua salvação espiritual e física na vida dos que a Ele se entregam e que existem as "exigências do Reino", mas que, diante do amor por Ele, tornam-se mais leves e prazerosas. Enfim, para mim, ser cristão vale a pena, quando se vive Cristo, nosso Mestre e Amigo, e não um fardo pesado, repleto de "pode-não pode"! Que o Senhor venha curar e libertar Sua Igreja e restabelecer em nós um autêntico zelo em praticar o maior dos mandamentos, base : "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a si mesmo." Penso que ser cristão, de uma forma singela, é isso. Abraços a todos.

Anônimo disse...

fiquei decepcionado pelo que li em seu post acima,pois vi Deus usar de voce algum tempo atras em pregaçoes em Uberlandia, e agora vejo o diabo tomando a sua boca para defamar a graça de Deus.Isso é blasfemia e ja esta condenado.

Marcelo Batista Dias disse...

Olá meu querido anônimo,
É um prazer ter você de novo(?) por aqui.
Primeiro, eu nunca estive em Uberlândia, nem a passeio, nem pregando.

Segundo, o diabo não está usando minha boca, pois se ela é de Deus, ele não pode tocar (1 Jo 5.18 - você deve conhecer, ou não?).

Terceiro, "não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo"(Rm 8.1).

Portanto, se você quer me ver no inferno, graças a Deus não vou poder atender seu pedido.

Um abraço e volte sempre.
Marcelo

Marcelo Batista Dias disse...

Em tempo, caro anônimo,

Em quarto lugar, não é "defamar" é difamar.
De qualquer modo, eu não faço isso não.
Marcelo.

Marcelo Batista Dias disse...

Querido Antônio Becker,

Entendo você. Muitas vezes senti vontade de "chutar o balde" em relação à igreja.
Contudo entendi que Cristo institucionalizou sua igreja. O problema não é instituição, mas o institucionalismo em que adentramos.
Espero que Deus te dê compreensão destas coisas como me deu a mim.
Não levanto bandeira institucional, mas entendo que a Instituição Igreja é boa pois é de Cristo.
Abrçs
Marcelo

Anônimo disse...

vc e relmente um loco cara deus nao te ama mais se eu fosse vc eu si matava pq vc nao tem mais nada de deus ................ agora se vc quiser posso te provar isso q vc nao tem nada de deus vc e vagabundo sem vergonha e pecador nao perde seu tempo emplicando ninguen nao pq pramim vc nao vai pro inferno vc vive nele

Marcelo Batista Dias disse...

Olá anônimo, seja bem-vindo de novo.

Quando leio comentários como o seu, me pergunto: Porque quase todo 'anônimo' tem dificuldade com o português?

Penso que seja pela tensão de escrever rapidamente, anônimamente, com medo de ser descoberto.
Pode ser também que já o sujeito não vai aparecer mesmo e vai caluniar, difamar e ser mal educado, pra que se preocupar com detalhe tão banal como a língua portuguesa?

De qualquer forma, não me ofendo e não me preocupo com suas acusações. Como Paulo (o apóstolo) tenho a minha consciência limpa.

Se sou louco, minha unica loucura é a loucura do evangelho que tomou minha mente. (ICo 1.18-31).
Deus me ama como sempre me amou.

Não, eu não vou me matar. Tenho um esposa linda e um filho maravilhoso que quero ver crescer.

Não sou vagabundo.

Se você olhar direito, eu assino embaixo de todos os artigos que posto e além disso tem uma foto minha e de minha familia na página principal. Portanto, realmente não tenho vergonha. Dou minha cara pra bater (os dois lados). Já o senhor(a)...

Pecador sou sim. E muito. É por isso que amo muito meu Senhor e mestre. Só mesmo a graça de um Deus tão grande pode aceitar alguém como eu.

Por fim, eu não IMPLICO (não emplico) com com ninguém. A Palavra que eu prego é que incomoda. E já que Palavra que eu prego incomoda, e ela é a VERDADE, então sinta-se incomodado, e não se retire, quem sabe um dia você entenda.

Um abraço.
Deus te abençoe.
Volte sempre e diga o que quiser, porque você provavelmente vai ouvir (ler) o que não quer.

Marcelo Batista Dias

Jhonatan disse...

Oi Pessoal!
É sempre bom falarmos sobre as coisas de Deus, cada um tem uma opinião e ñ adianta ficar um condenando o outro, deixa o Espirito Santo de Deus fazer a obra dele no coração de cada um. Em Zacarias 4:6 ta escrito " Nem por força, nem por violência, mais pelo meu Espirito"
A maioria das pessoas q deixaram comentários aqui conhecem a palavra de Deus e em Mt 22:29 diz: "rrais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus". Deus é o nosso Juiz e cabe somente a ele julgar as nossas vidas.
olhem somente pra Jesus, ñ olhe pro irmão do seu lado.Siga à Jesus.
Graça e Paz a todos

Marcelo Batista Dias disse...

Querido Jhonatan,

Concordo com você que nosso alvo é Jesus e pra Ele devemos olhar.
Contudo, como cristão reponsável com a sã doutrina, não posso deixar de falar sobre a verdade apenas porque alghuém não concorda comigo.
O fato de haver divergências quanto à verdade não significa que não o seja, ou seja plural ou relativa.
Verdade é verdade, quer a gente aceite, entenda ou não.
É por isso que a verdade tem que ser dita, doa em quem doer.

Um grande e fraternal abraço.
Nele, que é o Caminho, a VERDADE, e a Vida.
Marcelo.

Jhonatan disse...

Oi Marcelo!
Graça e Paz irmão
concordo com vc q temos q pregar a verdade, doa a quem doer,só que algumas pessoas tava era julgando e condenando as outras, temos q pregar a verdade e ñ condenar os outros...isso é só cabe ao nosso Deus.
Forte abraço
Fica com Deus

Edy Araújo disse...

Marcelo vc até que foi bem em suas colocações, porém, não concordo com algumas coisas que vc postou, sou cristão já faz 3 anos e sei o quanto é immportante ser cristão fiel, mas concordo que ser crente é cabra macho pq no reino dos céus não tem lugar p covarde, poderia fazer diversas citações bíblicas mas "Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28)", Ser Cristão é ter uma vida literalmente transformada por Cristo, personalidade moldada pelo Espírito Santo de Deus, onde se busca o cumprimento de seus mandamentos em todo o seu modo de viver, onde se deseja ter o caráter de Cristo. É aprender a se auto-examinar e deixar de examinar terceiros periodicamente. É ter atitude e coragem para reconhecer suas próprias fraquezas e os pontos negativos que se têm e que resultam em um comportamento muitas vezes distorcido ao Evangelho e ter a disposição para buscar em Deus e deixá-lO moldar tais fatores negativos aprimorando-o para uma vida de cristão literalmente. É ter uma vida pautada no Evangelho genuíno de Jesus Cristo. É um conjunto de fatores que se busca em Deus para que Ele te molde, apare os espinhos, te sare do que necessário e “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17), Procure a cada dia conhecer ao Senhor Jesus e buscar qual é a vontade dEle em sua vida! Busque conhecer o Seu caráter, aproxime-se dEle. “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós”. (Tiago 4:8)é uma pena que vc ache que ser cristão não é preciso.

Marcelo Batista Dias disse...

Querido Edy,
Eu acho que você não entendeu a tônica do texto.
Primeiro que ele não é meu, é do Paulo Brado e eu apenas endossei porque entendi o que ele quis dizer - ele está sendo irônico.
É claro que nem o Paulo nem eu achamos de verdade que não devemos ser cristãos.
É um texto bem provocativo para mostrar que a vida cristã não é essa mamata que estão pregando por aí.
Na verdade, eu sou cristão, creio que não há outra forma de seguir a Cristo, não estou em conflito com minha fé, e como sempre, sou um pecador salvo pela graça somente que possui uma natureza regenerada, ainda que um coração enganoso que muitas vezes me leva por lugares sombrios.
Estou ciente de minha fragilidade enquanto homem e por isso sou totalmente dependente da graça de Deus (a quem muitas vezes firo com meus pecados).
Um grande abraço pra você.
Marcelo

Bíblia On Line