sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O melhor de Deus ainda está por vir?




Tenho ouvido isso com frequencia e me pergunto sobre a veracidade de tal afirmação. A maioria dos cristãos genuínos crêem e confessam a doutrina da Trindade. Segundo a Confissão de fé de Westminster, Deus é um só Deus, que subsiste em 3 pessoas a saber, Pai, Filho e o Espirito Santo. O Pai é eterno, autoexistente e não tem começo, nem é gerado. O Filho é eternamente gerado do Pai e o Espirito eternamente procedente do Pai e do Filho, conforme entendimento do Concilio de Toledo na Espanha em 589 dC e confirmado na Reforma Protestante.

Não quero entrar nos detalhes da economia da Trindade, mas assim entendemos que o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espirito é Deus. Todos iguais em poder, gloria, majestade, honra. Da mesma substancia e essência. Assim também cremos e confessamos a divindade de Cristo.

Se é assim porque crer que Deus nos daria algo melhor do que Ele já nos deu?

Ele nos deu de si mesmo. Seu filho, "huiós", da mesma essencia, Deus de Deus, eterno e imutável em poder e Glória. Este Filho amado, foi entregue pelo "determindado designio de Deus" (At 2.23). Foi esse Filho, Jesus, Deus, que morreu por nós na cruz. Por isso em certo sentido, Deus se deu e morreu por nós.

Pode Deus nos dar algo melhor que Ele mesmo? Creio que não. Deus já nos deu o Melhor dos melhores, o Rei dos reis em nosso lugar na cruz. Isaías viu isso e Paulo ecoou que "nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós". Ninguém jamais poderia imaginar que o Deus eterno se faria homem e morreria da maneira mais vergonhosa do mundo para salvar os pecadores, entre os quais eu me incluo.

O melhor de Deus não está por vir. O melhor de Deus já veio. Veio para a cruz. Cruz que está vazia, assim como seu túmulo. O máximo que podemos esperar é que o melhor de Deus está por voltar. Voltar por que já veio. Virá, mas já está aqui. E está na pessoa do Espirito Santo.

Não espero o melhor de Deus. Ele já me deu o melhor - Ele mesmo! Seu Filho Amado, meu Senhor, meu Salvador, Cristo Jesus e Seu Espirito Santo, que habita em mim!

No máximo eu espero sua volta. E espero ansiosamente!
Maranata! Vem Senhor Jesus!

Marcelo Batista Dias



Nenhum comentário:

Bíblia On Line