quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Jota Quest Gospel???



Por Maicon Custódio



Sei que meu título parece brincadeira, mas, no fim das contas, foi a impressão que tive! Um dia desses, lá estava eu. Deitado, ouvindo música e pensando em algumas coisas. Dentre elas: a psicologização e o pragmatismo existencialista da música “gospel” – me recuso a chamar de cristã – e do púlpito. Foi neste exato momento que começou a tocar uma canção da banda mineira (excelente, diga-se de passagem) Jota Quest. Os versos diziam o seguinte:


“Vivemos esperandoDias melhoresDias de paz, dias a mais…
(…)Vivemos esperandoO dia em queSeremos melhores…
(…)Vivemos esperandoO dia em que seremosPara sempre”.


De um salto eu me levantei e fiquei alucinado. Havia acabado de descobrir a roda? Tive alguma experiência com o sobrenatural? Algum bicho tinha me mordido? Que nada! Simplesmente ouvi em uma música denominada secular aquilo que não ouvia havia muito tempo nas canções e púlpitos evangélicos. A ESPERANÇA PELO DIA EM QUE SEREMOS PARA SEMPRE!Sei que minhas palavras podem parecer duras para alguns, mas foi o que senti, de verdade, e não pude deixar de compartilhar com vocês. Raciocinem comigo:


Quando teremos dias melhores?Quando haveremos de vivenciar a paz plena?Quando seremos pessoas melhores?Quando será o tempo em que não estaremos limitados ao tempo, mas viveremos para sempre?


Sim, amado! Somente no grande Dia do Senhor. O tempo onde não haverá luto, nem pranto e nem dor porque as primeiras coisas haverão passado. O tempo onde os céus e a terra serão novos. O tempo onde o leão e o cordeiro viverão em harmonia, pois a natureza que hoje clama por seu renovo estará, enfim, restaurada.


Vivemos no tempo das músicas que zombam da soberania de Deus dizendo que “não é o que Deus planejou”, ou ainda, a “Dança do Céu” – a ridícula paródia da imundícia chamada Créu – ou para piorar a “instrutiva” Labassurionderrá – supostamente este é o nome do anjo que se encontrou com a compositora da música – não consigo imaginar algo pior que isso! Mas o Jota Quest, mesmo que involuntariamente, fala do anseio por dias melhores, assim como eu tenho sonhado dia após dia.


Além das músicas preciso falar dos sermões na maioria das igrejas – louvo a Deus por poder congregar e pregar nas raras exceções – que falam de dinheiro, aborto, homossexualismo, ateísmo e de um monte de outras coisas que, mesmo sendo importantes, são secundárias, mas não falam de arrependimento, de Cristo e sua segunda vinda. Hoje em dia os sermões que ouvimos possuem títulos mais ou menos assim:


10 Maneiras de Receber Mais de Deus


7 Chaves Para Abrir as Portas Para o Emprego


12 Ocasiões Onde Você Vai Alcançar Vitória


3 Fontes da Prosperidade Financeira


Se o receber mais de Deus ou alcançar a vitória apontasse para a eternidade o meu coração estaria exultante, porém são maneiras de receber mais de Deus e de receber vitórias aqui e, na maioria das vezes, na área da vida financeira. Temos assistido a formação de crentes “consumidores” e “mercenários” que simplesmente buscam a melhor das ofertas, mas que jamais ouviram falar da verdadeira e maior das ofertas que alguém já fez ela foi feita por Cristo Jesus e nos diz assim: “Na Casa do Pai existem muitas moradas e eu vou preparar lugar para vocês”!


Jesus está falando dos dias melhores, dos dias de paz, dos dias em que seremos para sempre, mas eu tenho certeza que para VOCÊ, querido leitor, O AQUI E O AGORA tem sido mais IMPORTANTE, certo?! Se minha suposição estiver errada, perdoe-me, mas é que não tenho conseguido enxergar essa esperança na vida e palavras dos crentes que conheço e convivo. Se você é um destes casos de omissão e vida imediatista tome postura e prove-me o contrário. Perdão pela dureza, mas não falo por mim, e sim, por aquele que me chamou e tem me ungido e iluminado a cada dia.


Que o Senhor nos abençoe e que eu não precise ouvir Jota Quest toda vez que quiser ouvir falar da eternidade e dos dias eternos, mesmo porque a Escritura tem nos relembrado desta verdade todos os dias, por mais que os pregadores e compositores tenham rasgado estas páginas de suas Bíblias.


Encerro com um trecho de um antigo e também um dos mais belos hinos que conheço e que falam da volta do meu Senhor:


“Quando enfim chegar o diaDa vitória do meu rei,Quando enfim chegar o diaPela GRAÇA DE JESUS eu lá estarei!”


Que possamos ansiosos esperar a volta do nosso Rei para vivenciar ao Seu lado os gloriosos dias da eternidade!


MARANATA, vem depressa Senhor Jesus!!!


Fonte: Cristinanismo Pensante


-------------------------------------------------------------------------------------------------


Comentário do Eclesia:


O que posso dizer?


Tão somente: Oh maravilhosa graça!!! Graça Comum de Deus sobre toda a carne!!! Graça que nos deu Jota Quest e tantos outros que mesmo não sendo conhecedores da Graça que liberta manisfestam a verdade de Deus em suas palavras.


Tomara os cantores "góspeis" de plantão leiam este texto e quem sabe se convertam à verdadeira musica que glorifica a Deus!


Marcelo Batista Dias

4 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Muito bom seu blog. Parabéns!
Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também são muito bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

N'Ele!

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo belíssimo artigo.

Já há algum tempo tenho encontrado verdadeiras pérolas entre as chamadas músicas seculares. Esta madrugada mesmo estava ouvindo uma canção que já foi gravada pelo Renato Russo, pelo Zeca Baleiro, e até pela Clara Nunes, chamada "Juízo Final". Ouçam! É de arrepiar. Também fiz um comentário sobre a música "Stairway to Heaven" do Led Zepellin em meu blog. Dêem uma olhada! É surpreendente.
O problema é que a igreja se divorciou da cultura popular e por isso, perdeu a sensibilidade de sintonizar as angústias e anseios dos homens.
Forte abraço.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Marcelo Batista Dias disse...

É verdade Hermes.
Dou graças a Deus quando me deparo com musicas assim.
Aliás fico emocionado por ver como Deus se move em neste mundo muito além das fronteiras religiosas que muitas vezes impomos.

Obrigado pela presença.
Abrçs.
Marcelo

Ivelise disse...

Parabéns pelo seu blog! Tenho acompanhado sempre que posso!
Deus o abençoe!

Bíblia On Line