segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“Não é bom que o homem esteja só”



“É de sonho e de pó o destino de um só (...) é de laço e de nó de gibeira, o jiló dessa vida cumprida à só”*.


O que o poeta Renato Teixeira expressa de forma tão sofrida nestes versos, retrata a dura realidade que sofre todo ser humano que quer viver independente. Não é só o caipira que tem uma vida solitária. Na verdade é mais comum encontrar solitários nas grandes "selvas de pedra", do que no campo. Definitivamente “não é bom que o homem esteja só”.


Parodiando Dom Pedro I : Independência é morte! O homem cortou seu relacionamento com seu Criador e decretou sua morte. No Éden ele cortou o “umbigo” que o manteria nutrido para sempre da verdadeira vida. O homem quis nascer por si mesmo e morreu.


Por isso o destino de um só, ou de um solitário, é tão amargo. Tanto que o poeta supra o compara ao sabor amargo do jiló. Há quem goste do dito cujo, mas ninguém pode negar que seu amargor incomoda. Definitivamente não é bom vivermos por nossa conta. Não sabemos o que convém. Não sabemos o que é melhor. Não temos onde nos amparar se nosso porto for o próprio coração.


Não nos faltam experiências para provar isso. Quem nunca tentou se virar sozinho e o máximo que conseguiu foi ficar se virando na cama a noite toda?


Por isso meu amigo, se a vida está amarga “que nem” jiló, e se você a sente escapando por entre seus dedos como a areia fina da praia, está na hora de voltar seus olhos para Aquele do colo de quem você nunca deveria ter saído.


Não, ele não fechou a porta atrás de você, pelo contrário você mesmo a fechou. O que Ele fez foi abrir outra porta pra você entrar. A porta que Ele abriu foi a Si mesmo: “Eu sou a porta das ovelhas...” disse Jesus. E essa porta ninguém pode bater na sua cara. Quem entra por essa porta, não só acaba com toda solidão, mas torna encontrar a vida. Vida verdadeira que não escapa por entre os dedos e não dura apenas o tempo de um bom sonho. Vida dura sim, mas não amarga. Vida de lutas, mas de vitoria certa. Isso porque você não estará mais a sós. Terá a presença perene do Selo do Espírito, o mesmo Deus morando em você.


Tirando a parte da romaria pra senhora aparecida, a música de Renato Teixeira nos dá o exemplo correto do que fazer. "Eu que não sei rezar, vim apenas para mostrar meu olhar, meu olhar , meu olhar"*. Se você também não sabe orar... basta mostrar o olhar e olhar para cruz, levantada sim, mas vazia, porque seu antigo Ocupante, está vivo para caminhar ao seu lado para sempre. Deus te abençoe.


Marcelo Batista Dias

* Trechos da musica "Romaria" de Renato Teixeira.

Um comentário:

Blog do Sheivison disse...

Parabens pelo blog, que Deus continue te abençoando, te capacitando em nome de Jesus, visite meu blog passa lá e comenta, te vejo por lá.

Bíblia On Line