segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Alienado, graças a Deus!


Qual verdadeiro cristão nunca foi chamado de alienado? Essa é a visão que aqueles que não conhecem a Graça de Deus têm a seu respeito. Mas o que muitos inclusive alguns crentes por aí, chamam de alienação eu chamo de liberdade.

A liberdade da Graça não consiste em espaço aberto para o ser e sim na capacidade do ser de se aprisionar. Parece contraditório isso, mas não é. Na Graça eu não sou livre para ser o que sou, mas sou livre para não ser o que sou. Sou livre para não viver o meu eu.

Por causa da Graça eu tenho liberdade para não me gastar na bebedeira, no sexo, nas drogas ou em qualquer outra coisa que o mundo ofereça e a minha carne deseje. Posso dizer para eu mesmo: “mesmo querendo eu não vou me enganar, eu conheço seus passos, eu vejo seus erros”. Por causa da Graça posso negar a mim mesmo e tomar a cruz. Por causa dela e somente por ela eu posso seguir a Jesus.

Por isso detesto uma graça que anda dizendo por aí que “tudo posso naquele que me fortalece”. Inclusive manter relações sexuais antes e fora do casamento; posso assentar-me num bar e encher a cara sem peso de consciência; posso viver e fazer o que eu quiser, por que a graça me basta. Isso para mim é uma verdadeira prisão.

Eu vivi sendo eu mesmo por um bom tempo e me cansei. Desgastei-me demais atendendo aos meus desejos. Sofri muito sem poder me libertar desta prisão chamada eu. Agora tenho Cristo em mim e “já não sou mais eu quem vivo”.

Se viver assim é ser alienado, então prefiro a alienação da Graça à liberdade do eu.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne”... Gl 5:13



Marcelo Batista Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line