terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ilusão de Ótica





São cães voadores, ou apenas um fotógrafo genialmente oportunista (pra não dizer sortudo mesmo)? A ilusão de ótica desta foto é algo fantástico. Ilusão segundo o dicionário Michaelis/UOL é “engano dos sentidos ou da inteligência”. É o que acontece na foto. Realmente a impressão que se tem é que os cães estão mesmo voando.

O que acontece nesta foto é o que acontece em muitas igrejas. Quando olhamos para elas não dá pra saber se elas estão realmente “flutuando no Espírito”, ou se são apenas o fruto do oportunismo de alguns. Elas realmente enganam os sentidos, principalmente dos incautos.

O evangelicalismo no Brasil tem tomado proporções incríveis. Esse crescimento, no entanto não passa de pura ilusão de ótica. O que cresce na verdade é um pseudo-cristianismo criado pelo oportunismo de alguns mercadores do evangelho. Cristianismo sem Cristo e, portanto, apenas pseudônimo.

É possível que a foto acima seja uma montagem também. Assim como várias igrejas falsas, cópias, arquétipos do sonho maluco de algum fanático religioso e/ou ganancioso, mas de modo algum, cristianismo.

A verdadeira Igreja de Cristo é facilmente reconhecível. Ela não tem aparência imponente, nem veste a roupa glamorosa das grandes catedrais, ou círculos denominacionais.

Ela é reconhecida por sua diferença de vida. Por sua simplicidade na vida diária do evangelho. É conhecida pelo incômodo que causa ao mundo. Pela transformação que produz nas pessoas e na sociedade em que está inserida.

Não pode, porém ser reconhecida pelo número de adeptos ou de faladores de línguas. Nunca pelo número de profetadas ou de bênçãos oferecidas. Jamais pelo conforto que proporciona, por que como disse John Blanchard:

“Se seu cristianismo é confortável, está comprometido. Não existe cristianismo fácil. Se é fácil, não é cristianismo; se é cristianismo, não é fácil.”

Essa é a verdadeira vida cristã. O resto é ilusão de ótica.


Marcelo Batista Dias

Um comentário:

Pedro, Débora e Patrick disse...

"A verdadeira Igreja de Cristo é facilmente reconhecível (...) Ela é reconhecida por sua diferença de vida."

Características da Igreja de Cristo:

"...Se vós PERMANECERDES NA MINHA PALAVRA, verdadeiramente sereis meus discípulos;" João 8:31

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos AMARDES UNS AOS OUTROS." João 13:35

"Nisto é glorificado meu Pai, que DEIS MUITO FRUTO; e assim sereis meus discípulos." João 15:8

Em Cristo,
Débora Silva Costa
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Bíblia On Line