sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um Calipso pra Gizuz


"Depois de passar a tarde desta quarta-feira (7) gravando o programa Tudo é Possível, da Record, que vai ao ar domingo (11), Joelma, vocalista da banda Calypso, falou sobre sua religiosidade. A loira é freqüentadora da igreja Assembleia de Deus desde criança. A leitura de um trecho da Bíblia todos os dias e a meditação sobre ele faz parte de sua rotina pessoal diária.

Segundo Joelma, a proximidade com Deus resultou em muitos milagres em sua vida. Um deles aconteceu há dois anos, época em que vinha uma imagem com freqüência em sua mente: Joelma estava no centro de sua casa, em Belém, no Pará, com um grupo de pessoas orando em volta dela. A cantora comentou com uma pessoa com quem costumava fazer orações e foi aconselhada a fazer ”o que Deus pedia”.

Assim, ela marcou uma reunião para a terça-feira seguinte. No sábado anterior ao encontro, Joelma caiu dentro do ônibus do grupo, quando o motorista fez uma manobra complicada.

- Fui jogada da cama para a parede e bati minhas costas em uma saliência na porta do banheiro. Não consegui levantar o tronco. Meus movimentos foram parando e, na terça-feira, não andava mais. Nós nos reunimos mesmo assim e, no dia seguinte, um milagre me curou. Fui a um programa de TV, onde me apresentei e fiz tudo o que costumo fazer no palco.

Mas Joelma havia feito uma ressonância, que mostrou a gravidade de seu quadro.

- O osso da minha coluna estava trincado. Não poderia nem ter me levantado, quanto mais feito shows. Tenho muitas experiências com Deus, já vivi muitos milagres em minha vida."

Fonte: Portal R7

---------------------------------------------------------------------------

Comentário do Ecclesia

Salve a pós-modernidade! A poucos dias a Claudia Leite disse que quer ser "teóloga". Agora vem essa da Joelma.

Essa espiritualidade estúpida, morbida, pagã de quem acha que pode servir a Deus e às riquezas é a moda de hoje.

Fico pensando nessas horas: de quem é a culpa? Sinceramente, penso que é da igreja. Essa igreja evangelica de nossos dias que "vende" Jesus, mas entrega mesmo Gizuz ou Genésio. Se a igreja cumprisse sua função de anunciar a verdade a respeito da realidade do ser humano, ou seja, seu estado de depravação total que só pode ser mudado pela intervenção suprema e unica de Deus por mérito da cruz. E que isso não pode acontecer para que a pessoa continue vivendo aquela vida miserável de sempre, servindo a si mesmo e aos seus interesses, senão que sua postura de vida deve ser diariamente regida pela vontade soberana de Deus expressa nas Escrituras.

Mas vivemos no tempo da graça. Não dA Graça, mas da graça barata, que aceita qualquer pessoa com disposição de contribuir financeiramente com a "igreja". E que engana as pessoas com a mentira de que basta orar de vez em quando, ou frequentar uma igreja qualquer, ou mesmo ser membro de uma denominação histórica, ou ainda carregar uns amuletos "a-bem-suados" que tá tudo certo.

Essa miserável graça que não motiva ninguém a uma mudança de vida. Que ao contrário aceita todo mundo do jeito que vier e não incomoda ao ponto de levar o indivíduo a mudar o rumo de sua existencia.

Miserável graça que ao invés de desnudar, provê as roupas da hipocrita religiosidade. Roupas finas que fazem dos que a usam verdadeiros sex-simbols góspeis. Que ensina a falsa idéia de que milagres são sinais da presença divina. E que um arrepio qualquer é sinal da presença do Espirito.

Ah miserável graça! Lastimável...

Que Deus tenha misericórida do que sobrou de Sua Igreja, e mantenha viva em seu coração a Verdadeira Graça.

Marcelo Batista Dias

12 comentários:

Anderson disse...

Marcelo,

Que conselho você daria à Joelma? O que acha que ela precisa fazer?

Marcelo Batista Dias disse...

Bom Anderson,

Dizer simplesmente que ela precisa se converter seria muito subjetivo.
Apesar disso não me sinto à vontade para outro conselho.
Qualquer coisa em termos praticos como deixar de fazer o q ela faz, ou abandonar o misticismo religioso só pode ser feito se houver verdadeira conversão.

Eu sei que parece meio clichê, mas o evangelho é clichê. Tudo q ouvimos em toda pregação, desde João Batista, passando por Cristo até aos apostolos é: "Arrependei-vos e crede no evangelho".
Não vejo como dar outro conselho qualquer sem primeiro dizer que ela precisa se converter, mudar de rumo, metanóia etc.

É isso...

Abrçs.
Marcelo.

Anderson disse...

Marcelo,

Preciso pedir desculpas porque minha pergunta foi muito vaga.

A questão seria perguntar o que ela precisa fazer para se converter: deixar de cantar?

Se deixar minha veia irônica falar, eu diria que deveria deixar imediatamente de cantar, para bem de todos nós, pois não coisa pior que Calypso. Mas isso diz respeito ao meu gosto musicial e uma certa objetividade que eu ainda penso ser possível mesmo examinar na música.

Eu não conheço o teor das músicas que ela canta, mas ela não poderia seguir cantando mesmo sendo crente? Há incompatibilidade entre uma vida artística e uma vida cristã?

Abraço!

Anônimo disse...

II Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

II Coríntios 6:15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?

II Coríntios 6:16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

II Coríntios 6:17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;

II Coríntios 6:18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Anônimo disse...

PASTOR LINCOLN II Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

II Coríntios 6:15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?

II Coríntios 6:16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

II Coríntios 6:17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;

II Coríntios 6:18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Anônimo disse...

PASTOR LINCOLI Coríntios 6:9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,

I Coríntios 6:10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

I Coríntios 6:11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

I Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

I Coríntios 6:13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

I Coríntios 6:14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

I Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.

I Coríntios 6:16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.

I Coríntios 6:17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

I Coríntios 6:18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

I Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

I Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

Anônimo disse...

PASTOR LINCOLI Coríntios 6:9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,

I Coríntios 6:10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

I Coríntios 6:11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

I Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

I Coríntios 6:13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

I Coríntios 6:14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

I Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.

I Coríntios 6:16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.

I Coríntios 6:17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

I Coríntios 6:18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

I Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

I Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

Anônimo disse...

PASTOR LINCOLN DA ASSEMBLEIA DE DEUS DO GAMA DF I Coríntios 6:9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,

I Coríntios 6:10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

I Coríntios 6:11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

I Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

I Coríntios 6:13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

I Coríntios 6:14 Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

I Coríntios 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.

I Coríntios 6:16 Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.

I Coríntios 6:17 Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.

I Coríntios 6:18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

I Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

I Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.

Marcelo Batista Dias disse...

Olha Anderson,

"A questão seria perguntar o que ela precisa fazer para se converter: deixar de cantar?"

Sou plenamente a favor de uma conversão da Joelma ao radicalismo, pois assim teriamos certeza de que ela pararia de atacar nossos oucvidos. (hehehe)

Falando sério. Creio que não haveria necessidade de ela deixar de cantar para se converter. Como você sabe a conversão não é algo que acontece por nosso movimento de deixar o mundo. Agora se ela se converteu ela deve abandonar sua pratica. Não propriamente a musica, mas o tipo de musica que ela faz e que explora e abusa da sensualidade.

"Há incompatibilidade entre uma vida artística e uma vida cristã?"

Estava me perguntado sobre isso ainda estes dias.

É uma faca de dois legumes. Se aceitamos que a graça comum não elimina a cultura antes a valoriza como parte da criação de Deus, diriamos que não tem nada a ver ela continuar cantando.

Mas se entendermos que conversão significa mudança de rumo aí ela deve largar.

Creio que o que nos ajudaria sanar essa questão é o fato de que a graça comum não elimina a cultura, mas também não aceita tudo na cultura como bom. A verdade é que os elementos culturais contrários aos principios biblicos devem ser retirados.

No caso da Joelma e do Calypso, o problema é a sensualidade. É o que eles exploram em suas musicas e danças. Por isso devem acho que ela devia abandonar o que faz.

Um ator, por exemplo, seria coerente como crente fazer um papel ou uma cena de sexo? Se ele permanece em seu trabalho ele se expoe e se submete a isso.

Seria bom um cantor que se converte continuar cantando na noite em lugares onde a conduta é completamente avessa à sua confissão? Ja ouvi gente dizer que isso não tem nada a ver, pois ele está ali, mas não se envolve com a "coisa". Como não? Um cantor de axé vai conseguir fazer alguma coisa sem usar a sensualidade? Um cantor de bar consegue cantar sem pensar que está para embalar a bebedeira da galera, já que o objetivo do happy hour é exatamente entreter o povo para ele beber mais, ou para atrair mais pessoas para a bebedeira.

Eu creio que não há incompatibilidade, mas o artista deve ser prudente e analisar se sua arte glorifica a Deus ou está em desacordo com Sua Palavra.

Abrçs.
Marcelo

Marcelo Batista Dias disse...

Pr Lincoln

Obrigado por sua contribuição.
Deus o abençoe.
Abrçs.
Marcelo

Anderson disse...

Bom, Marcelo.

Entendo a questão sobre o abuso da sensualidade. Confesso que, por falta de conhecimento sobre o trabalho desse pessoal, não lembrei das roupas que ela usa -- ou, se lembrei, foi mais pela breguice do que pela sensualidade.

Concordo plenamente com o que você registrou no outro tópico. Deus é senhor sobre tudo na nossa vida e ele não aceita ser confinado na nossa esfera privada.

O que queria ouvir de você era sua opinião sobre a (in)compatibilidade entre vida artística e vida cristã.

Para não perder a oportunidade de ser irônico sobre o que você disse quando a ser prudente e escolher lugares condizentes... o problema é que tem muita igreja hoje que também não é lugar condizente... hehehe.

Marcelo Batista Dias disse...

Bom Anderson,

Eu não acho que seja incompativel a vida artistica e a vida cristã.

Como disse no outro artigo, Deus é soberano e tudo é de Deus.
O problema é que é a linha entre o aceitável ou não é muito tênue.

Voltemos ao Calypso por exemplo. O ritmo calipso para mim não é pecaminoso apesar não me ser agradável. Pode-se usar o calipso para a glória de Deus assim como pode-se usar a bossa nova por exemplo.

Não vejo problema também em ouvir Calypso, salvo as cançoes que exploram a sensualidade (e q são quase todas), assim como não vejo problema em ouvir Flávio Venturini, Paulinho Pedra-Azul e outros estilos musicais que claramente não apelem à pecaminosidade do homem. Axé music por exemplo é extremamente sensual e por isso eu acho plenamente incompativel.

A questão muitas vezes é de consciencia. Também creio que cada caso é um caso. Como disse acima. As artes em si mesmas não são pecaminosas, mas o uso que damos a elas pode ser. Depende da arte, de como ela apela aos nossos sentidos, que sentimentos provoca, que mensagem transmite, o que produz, se produz para a glória de Deus. É por causa dessa linha tênue
que às vezes é mais facil "proibir".

Os textos que o Pr lincoln citou nos ajudam a traçar essa linha.

Concordo com vc que às da medo de entrar em algumas igrejas. Outras são mais destrutivas à fé que uma boate qualquer.

Bom, espero que tenha respondido agora.

Abrçs.
Marcelo

Bíblia On Line