segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Galeria das Celebridades da Fé



por Mauricio Almeida


O homem tem perdido a noção de que é um ser moral com responsabilidades; que tem o dever de fazer o que é moralmente correto e de evitar e condenar o que é moralmente incorreto. O homem pós-moderno não crê em absolutos morais ou verdade absoluta. Temos perdido a noção de Bem e Mal.


Anthony Hoekma diz que com a perda dos valores morais, os heróis (pessoas que encarnavam qualidades morais que os outros valorizavam e imitavam), foram substituídos pelas celebridades (pessoas que querem ser imitadas, mas não encarnam nada de bom e só são conhecidas por serem conhecidas).


Hoekma diz que o herói se distinguia pelo seu feito; a celebridade pela sua imagem ou marca. O herói se criou, a celebridade é criada pela mídia. O herói era um grande homem; a celebridade é um grande nome. É a nossa cultura comercial (voltada para os lucros) que produz a celebridade, mas era a cultura moral (voltada para o que é bom e correto) que elevava o herói. A celebridade substituiu o herói e a imagem substituiu o caráter. O homem de antes preferia ser correto a ser presidente, o de hoje prefere ser presidente a ser correto.


Os evangélicos acompanharam essa tendência mundana de culto às celebridades, e produziram as suas próprias, isso sem falar nas que foram "importadas" do meio secular (se já não consegue vender lá, vira "crente" e bomba no meio gospel). Hoje temos de tudo: imitador do Roberto Carlos, do Renato Russo e dos Dj’s e MC’s. Músicas vazias, mas com uma ‘batida legal’, é o que se vê hoje por aí.


O caráter não importa... Você se lembra de um ‘grande’ cantor ‘evangélico’ que fazia propaganda de si mesmo dizendo que era um ex ‘Paralamas do Sucesso’? Mentira descarada e deslavada; ele nunca fez parte nem do ‘para-choque’, quem dirá dos ‘Paralamas’. Mas o dito cujo continua por aí, cantando.


E o ‘famoso’ cantor que traiu a esposa com a secretária? Continua na ‘unção’!
As celebridades estão enchendo os estádios e os bolsos com seus cachês absurdos. Enquanto isso, onde estão os heróis da fé da música evangélica? Onde aqueles que não compõem e cantam o que vende, mas o que edifica? Quem compra seus CD’s? Quem os chama para cantar?


Ah! Que saudade daqueles homens e mulheres que até ganhavam algum dinheiro louvando, mas não louvavam para ganhar dinheiro.


2 comentários:

Maurício de Almeida Soares disse...

Marcelo, Recebi o meu primeiro anônimo, veja o q o dito cujo escreveu:
"Anônimo disse...

você é um ministro? Tem certeza? Como pode falar mal de outros? Esqueceu que quem julga é Deus? Quem fala dos outros sempre tem outros defeitos PIORES!!!!!! Quem pode dar crédito num Pastor que fala mal de outros????"

Viva!!! Estou incomodando!!! Glória a Deus!!!

Marcelo Batista Dias disse...

Parabéns Mauricio!
Q venham outros como esse... ou não?
Abrçs.
Marcelo.

Bíblia On Line