sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A CASA

Vivi por muito tempo sem ter um lugar onde morar. Abrigava-me sob marquises e viadutos que não me garantiam nenhuma segurança. Sentia-me sozinho mesmo estando em meio a grandes multidões. Chorei. Sorri também, mas não durou muito tempo. Estava realmente mal quando um dia aconteceu algo inacreditável: Ganhei uma casa! Em toda minha vida nunca fiquei tão feliz. Era linda! Possuía uma varanda grande e bem arejada onde era possível se abrigar da chuva com segurança e ao mesmo tempo vê-la cair suavemente no jardim. Possuía uma ampla sala de estar onde era muito agradável se receber os amigos. Nela desfrutei de momentos profundamente felizes. Junto com a casa vieram amigos. Pessoas que se mostraram muito preocupadas comigo. Ajudaram-me, compreenderam-me, alegraram-me.

Tudo corria maravilhosamente bem em minha nova casa até que um dia as coisas começaram a mudar. A varanda que antes era forte e confortadora em meio às tempestades, agora não suportava mais os ventos. O teto começou a gotejar. As paredes começaram a se deteriorar. A pintura se desgastou. Na sala a lareira já não acendia mais e os encontros com os amigos se tornaram cada vez mais frios e distantes. Revoltei-me:

Isso é um absurdo – dizia – que pessoa presenteia uma casa desse jeito!
Comecei a reclamar com meus amigos. Já não gostava mais da casa. Dizia que estar naquela casa era a mesma coisa de estar rua. Até que um dia me encontrei com o Sábio que disse:

- Me diga sinceramente: você realmente deseja abandonar esta casa?
- Sim – respondi.
- Você sabe quem a deu a ti? Quanto custou?
- Não – disse ressabiado.

- Me deixa contar: O dono desta casa é Grandessíssimo. Suas riquezas são incontáveis, incalculáveis. Não mediu esforços para construir esta casa. Ele usou pedras vivas tiradas de seu próprio jardim. Suas colunas foram construídas com o melhor material de todos – o aço da Espada. Sua pintura feita com tinta vermelho-sangue, deixou suas paredes alvas como a neve. E a base então! Construída sobre a Rocha Eterna que jamais pode ser abalada. Podes ver que como esta casa não tem igual. Em lugar nenhum vais encontrar abrigo como este.

- Se ela é assim tão especial, por que está tão degradada? O que houve com ela?
- Há quanto tempo estás habitando aqui?
- Faz muito tempo - eu disse.
- O que fizeste neste tempo para evitar sua corrosão?

Emudeci...

- Vês que tudo o que acontece é por tua causa? Não procuraste vedar as infiltrações. Não te preocupaste quando a umidade vinda de fora manchava a pintura tão bela e especial das paredes. Não percebeste quando os cupins-terrenos roíam as madeiras da varanda. Agora tudo está assim por tua causa.

- O que devo fazer agora? – perguntei.

- Ora essa! Mãos à obra! – me disse o Sábio. Tape os buracos do teto, se possível troque as telhas. Faça morrer os cupins-terrenos de sua varanda e renove os marcos antigos. Limpe as paredes do mofo para que o vermelho-sangue da pintura volte a resplandecer mais alvo ainda. Então verás que tudo se fará novo e a alegria e vivacidade voltará a reinar em tua casa.

- Vou fazer isso agora mesmo!

- Espere! – disse o Sábio. Você precisa saber de uma coisa mais. Esta casa ainda não é perfeita. Tudo isto pode acontecer novamente se você não se esforçar em cuidar dela. Contudo, saiba que esta casa não será para sempre tua. Ela é apenas um abrigo passageiro enquanto aguardas a Mansão Celestial que está sendo preparada para você.

Não contive as lágrimas e prostrei-me ante o Sábio que na verdade, era o Construtor.

Marcelo Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line