sexta-feira, 14 de novembro de 2008

E o evangelho foi pro espaço!

Você já reparou que a moda agora é o espaço. Como já aconteceu em várias outras ocasiões temos visto na mídia uma crescente propaganda sobre os famosos "et's". Outro dia vi em um jornal um cara que diz falar uma língua de extraterrestres. Era uma língua muito parecida com o que se ouve em várias igrejas por aí.

Mas o que me procupa mesmo é o aparecimento do "espaço evangélico". Vi na televisão o anúncio de um programa de Tv de um pregador muito famoso intitulado "Espaço Vida Vitoriosa". Está havendo uma grande inversão de valores aqui. Enquanto John Wesley afirmava "minha paróquia é o mundo", os "evangelicalistas" de nossos dias criam uma segregação ao preparar esses "espaços" feitos exclusivamente para os evangélicos como se apenas ali é que há vitória.

O "Ide" foi substituído pelo "vinde".

O mais terrível em relação ao tal espaço é que ele se dispõe a ser um espaço onde a vida é vitoriosa. É um lugar muito bonito. Um templo suntuoso, um púlpito enorme, cadeiras extremamente confortáveis. Tudo para que as pessoas se sintam "vitoriosas" naquele espaço. No entanto o ambiente bíblico de vitória é uma cruz. Foi na cruz que, segundo Paulo, Cristo triunfou sobre as potestades (Cl 2.13-15). Como disse um amigo em seu sermão no seminário, "foi no meio da morte que Cristo mostrou ser o autor da vida".

A cruz foi encravada em um espaço para que todos em todo tempo e espaço pudessem ter vitória. A verdadeira vitória transcende as eras e os lugares. A verdadeira vitória não está no conforto. O verdadeiro discipulado exige abnegação e carregar a cruz. A paz de Cristo não representa ausência de tribulação.

"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos".
2 Timóteo 3:12.

Do jeito que as coisas vão é o evangelho genuíno que está "indo pro espaço". Sendo sufocado pelas expressões vitoriosas de líderes que não estão comprometidos com a cruz mas consigo mesmos.

O evangelho de Cristo que pode trazer a vedadeira vitória está disponivel em todo tempo e lugar, principalmente porque a "Boa Nova" de Deus é Onipresente e não se limita a conceder pseudo-bençãos em espaços gospel espalhados por aí.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nele, o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim.
Marcelo Batista Dias.

Nenhum comentário:

Bíblia On Line