quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"Lembrai-vos da mulher de Ló".

Em 1984 uma aeronave da Avianca Airlines caiu na Espanha. Técnicos que estudaram a caixa preta do avião chegaram a uma misteriosa descoberta. Alguns minutos antes do impacto, uma voz aguda e sintetizada pelo computador vinda do sistema de alarme automático do avião repetia em inglês: “Levante, levante”!! O piloto julgando que o equipamento estava com defeito repreendeu-o dizendo: “Cala a boca gringo!”, e o desligou. Minutos depois a aeronave se chocou contra a encosta de uma montanha. Todos os que estavam a bordo morreram. Tudo porque o piloto, um experiente profissional, ignorou uma simples advertência.
Em Lucas 17.32, Jesus faz uma séria advertência aos seus discípulos e a nós: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. O mestre estava falando aos seus discípulos sobre a instauração definitiva do Reino de Deus. Ela se dará de forma rápida e surpreendente. Tudo estará indo como de costume e de repente eis que surgirá “no céu o sinal do Filho do Homem (Mt. 24.30)”. Mas o que a mulher de Ló tem haver com isso? Vejamos.
Deus estava prestes a derramar sua ira sobre Sodoma e Gomorra. Tudo estava indo normalmente aquele dia, até que dois anjos tomam Ló, sua mulher e suas filhas para salvá-los da destruição. No meio da fuga a mulher de Ló olha para trás e é transformada em uma estatua de sal. Ao citar este exemplo, Jesus quer nos alertar para algumas verdades muito importantes:
1º) Olhar para trás é desobedecer uma ordem expressa de Deus. A ordem de Deus foi claríssima: “... não olhes para trás (...) para que não pereças” (Gn 19.17). Quando voltamos nossos olhos para trás, para o mundo que vivíamos estamos em desobediência completa a Deus. Nossos anseios devem se voltar para a glória de Deus e o desejo do nosso coração deve ser sempre obedecê-lo. Aquele que lança a mão no arado e olha para trás (Lc 9.62), corre um sério risco de se atrapalhar na semeadura e fazer um trabalho mal feito. Em outras palavras, faz a obra do Senhor de forma relaxada e se torna assim, maldito de Deus (Jr 48.10).
2º) Olhar para trás é desprezar a salvação de Deus (II Pe 2.22). Aquela mulher estava sendo liberta de um jugo terrível. O juízo de Deus já estava determinado e ela havia escapado do julgamento, estava livre da condenação. Contudo, seu coração estava preso ao seu passado. Ela amava sua vida medíocre e as concupiscências do mundo em que vivia. Quem olha para trás prefere o mundo em relação a Deus. É rebelde. Despreza a liberdade dada por Deus. Ama o mundo e o seu jugo. Não quer ser livre. É uma porca lavada que volta a se revolver na lama, um cão que prefere seu próprio vômito (II Pe 2.22).
3º) Olhar para trás é expor-se ao juízo de Deus. Ao olhar pra trás, a mulher de Ló se tornou co-participante do juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra. Ela foi incluída no juízo e se tornou um memorial para que nós pudéssemos entender que, mesmo sendo alvo da misericórdia de Deus, se não nos comportarmos fielmente, se não levarmos a sério a vontade de Deus vamos sofrer sérias conseqüências. “Deus é Amor”, mas não abre mão de sua justiça.
A volta de Cristo é iminente e cada dia mais se aproxima (Rm 13.11). A certeza de que não podemos perder a salvação não nos dá o direito de brincarmos com Deus. É hora de acordarmos. A advertência do Senhor é séria e mui urgente. “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora” (Ap 22.20); “Lembrai-vos da mulher de Ló”.
Marcelo Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line