domingo, 30 de novembro de 2008

O Natal que precisamos recordar

Estamos chegando. As luzes piscando por toda a cidade, os Shoppings Centers belissimamente enfeitados, lojas cheias, décimo terceiro no bolso, tudo pronto para as festas, para as celebrações de Natal. Mas o que se comemora tão calorosamente no natal? Se for natal quem nasceu? Muitos ou talvez a maioria das pessoas nem sabem o que estão celebrando. Para alguns é o espírito do natal, este momento de alegria de reunir a família, um delicioso jantar. Para outros é mais uma excelente oportunidade de negócios. Ainda há alguns que pensam que este é o dia do Papai Noel. E há aqueles para os quais é somente mais um feriado para encher a cara a aproveitar ao máximo em festas repletas de orgias.

Ao mesmo tempo em que cômico é preocupante um caso verídico que um amigo compartilhou comigo a alguns dias. Ele estava em um shopping subindo pela escada rolante quando ouviu duas pessoas criticando as musicas de natal que estavam saindo pelos alto-falantes. Uma delas disse “Como é que pode, até no natal esse povo fica falando desse Jesus.” Isto retrata toda a discrepância que há entre o que o natal realmente representa e o que a maioria das pessoas pensa que é.

O livro de Isaías é o livro profético mais abundante em profecias a respeito do messias, do cristo, do salvador que haveria de vir ao mundo. Ele aponta não só para a vinda mas também para todo o ministério e vida deste que haveria de salvar o mundo dos seus pecados.

O nascimento de Jesus é o nascimento do messias redentor da humanidade e este grande evento possui 2 faces apresentadas nos textos lidos.

1º) O Nascimento do Rei dos Reis: 9.6

Este texto sucede uma serie de profecias contra Israel, o reino do norte e contra Judá, o reino do sul. E após uma palavra dura para Israel veio uma palavra de conforto no vrs. 1 apontado para o nascimento de um grande rei que mudaria a historia do povo. O nome deste rei está descrito no vrs. 6 e possui características de muito conforto:

a) Maravilhoso Conselheiro: Aquele que sempre está e sempre estará pronto para guiar o povo no caminho certo. Ele possui uma sabedoria ímpar e tem conselhos maravilhosos.
b) Deus Forte: Ele não é um simples homem, é o verdadeiro e poderoso Deus que tem domínio sobre tudo, que vence todos os inimigos e sempre sustentará seu povo.
c) Pai da Eternidade: O conceito original é de alguém que não um simples rei, ele é um pai que ama, cuida, zela e o melhor de tudo, sua paternidade é eterna não tem fim, ele nunca morrerá nem desamparará seu povo.
d) Príncipe da Paz: Seu governo será sempre repleto de paz, ele se empenhará por ela e a dará a seu povo, uma paz duradoura e real.

Que menino precioso! Que Rei grandioso! O nascimento de Cristo é o nascimento deste Grandioso Rei. Um Rei que supre todas as nossas necessidades. Quem não precisa de orientação segura; quem não quer ter alguém em quem realmente pode confiar; quem não quer ter um pai amoroso e que nunca vai morrer; quem não necessita de paz, paz verdadeira? Todos nós precisamos. Todos queremos.
Contudo ainda existe uma outra face deste maravilhoso evento. Jesus não nasceu por nascer ele nasceu com um objetivo e este objetivo precisa ser lembrado também neste dia.

2º) O Rei que Nasceu para Morrer.53.1-12

Isaias apresenta neste texto uma outra face do nascimento deste Rei. Ele não nasceu em uma família real. Ele nem nasceu em um lugar digno. Este Rei nasceu pobre, em um curral, deitado em cocho, uma tabua de colocar sal para bois.
Isaias mostra também que este Rei não nasceu para sentar num trono muito pelo contrario, o lugar mais alto que ele teve foi uma cruz no alto de um monte chamado Morro da Caveira, é isso que quer dizer Gólgota.
Ele não era belo, não tinha porte, não era como Saul, alto forte de boa aparência, não. Era como “raiz duma terra seca”. Nada nele atrairia atenção a não ser pelo horror do seu sofrimento. Era desprezado, humilhado e seu futuro era ser condenado como um ladrão. Que prazer há em um Rei assim.
Esta realidade não combina com nosso natal, cheio de pompa, de fartura, de luxo, de belas canções e de sorrisos muitas vezes falsos, que não duram 24 horas, passa o natal e continuamos os mesmos sem nenhuma mudança de atitude, nada que nos faça melhorar.

Todo o sofrimento deste Rei tem uma causa, eu e você. Foi por nós que Ele amargou tudo isto. Foi por nossa causa que Deus se agradou em moê-lo. Por nós ele morreu como um bandido e foi sepultado como rico.
Todo este sofrimento porem não foi em vão. Este penoso trabalho rendeu-lhe frutos. Nós somos fruto deste trabalho.

Conclusão:

Em que nossas festas se comparam a esta realidade? Será que sabemos mesmo o que estamos comemorando? Será que conseguimos expressar essas duas faces do natal em nossas vidas?

Precisamos entender que o sentido de celebrarmos esta data não é só o nascimento de Jesus, mas é também o motivo de seu nascimento: a nossa Salvação.
Grande Luz nos resplandeceu em meio às trevas. Vamos fazer jus ao que esta Luz fez por nós.
Deus nos Abençoe.

Nenhum comentário:

Bíblia On Line