quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Fabricantes de deuses...

"Decerto que está escrito que "nem só de pão viverá o homem..." (Dt 8.3), mas devemos lembrar que, o homem também vive do pão que o sustenta. Não dá para ser "espiritual" com a "barriga vazia". Uma vez formado esse quadro, proliferam-se cada dia mais as religiões, seitas e denominações que possuem uma mensagem direcionada para a solução dos problemas cotidianos. Com isso constroem-se "deuses" que são a nossa imagem conforme a nossa semelhança, trazendo alguma esperança para o já combalido coração dos seres da espécie "brasileirus-perdidus", daí provém o deus-doril (para dores em geral), o deus-espantalho (para afugentar os "gafanhotos" da sua colheita), deus-silvio-santos (que dá casas, prêmios, fama, emprego, se você pagar em dia o "carnê do baú da felicidade"), e mais tantos outros quanto a imaginação fértil dos mercadores da fé conseguir produzir. Essas caricaturas de divindade, não salvam, não transformam a vida de ninguém, não mudam o caráter, mas elas devem ter a sua utilidade (pelo menos para alguns!) mesmo que, não forneçam a solução definitiva para os problemas, apenas satisfaçam momentaneamente as nossas necessidades. O grande problema é que tudo isso está sendo feito em nome do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que não nos alienou, porém, nos chama para um Reino Eterno, aonde somente lá realizar-se-ão todas as utopias da humanidade." - Alex Lira (www.crerepensar.com.br)

Estava lendo este artigo e me pus refletir sobre ele. Acho que podemos acrescentar mais um deus:

O deus-tribalista. Pra ele ninguem é de ninguem e todo mundo é de todo mundo - tá tudo liberado!!!

Nâo há necessidade de compromisso, ele não exige isso. Te deixa liberado p/ viver sua vida e experimentar varias outras paixões. Ele não tem ciumes dos outros deuses. Ele não exige exclusividade. E quanto vc sentir o desejo é só procurá-lo novamente que ele te satisfaz de novo. Vc pode fazer isso qntas vezes quiser - ele é bem liberal!

Tem mais, ele também aceita qualquer tipo de adoração. Não precisa dedicar seu coração a ele, pois tem muitos igual a vc a sua disposição. Ele sabe que você sempre volta, pois nenhum outro exige tao pouco quanto ele.

Será que nã é este deus que você e eu estamos servindo? Ou será que nós não estamos tentado fazer com que o DEUS verdadeiro seja como ele?

"Não vos enganeis, de DEUS não se zomba!!!" - Gl 6.7

Que o VERDADEIRO, UNICO e SANTO - SENHOR, tenha misericordia de mim.... de todos nós!!!!!
Marcelo Dias

Nenhum comentário:

Bíblia On Line